Pesquisar no blog!




A BAHIA E O HORÁRIO DE VERÃO

9/19/2011


Em breve o país vai entrar no horário de verão e a Bahia precisa avaliar com cuidado as vantagens e desvantagens de ser incluída ou não. Ao que parece, o  governador Jaques Wagner nada tem contra o novo horário e só não o adotou no ano passado pela  percepção de que a maior parte da população baiana seria prejudicada por ele.  Mas a população precisa pesar com cuidado os prejuízos de ficar de fora do novo horário, tanto no que se refere ao seu dia a dia, como no que diz respeito à economia baiana. 

A população precisa ter consciência, por exemplo, que os jogos de futebol e as novelas transmitidas pela televisão não serão mais “ao vivo”, que o horário bancário vai diminuir, aumentando as filas, que uma hora mais de luz pode gerar mais emprego e mais serviços e “bicos” pós expediente. 

Em termos econômicos, se a Bahia ficar de fora do horário de verão as negociações com o Sul e Sudeste, maiores mercados dos negócios baianos, ficarão tumultuadas com a perda de uma hora nos deslocamentos aéreos, as negociações em bolsa e nos mercados financeiros também sofrerão contratempos e os pacotes turísticos necessitarão ser modificados. Já as vantagens do horário de verão são muitas e passam pela economia entre 4,5% e 5% de energia elétrica, pela ampliação das possibilidades turísticas do Estado e pela maior disponibilidade de lazer de sua população.

O fato é que a Bahia deve aderir ao horário de verão, não tanto em função da economia de energia, mas fundamentalmente pelas implicações sobre o funcionamento do sistema financeiro, do transporte aéreo e terrestre de passageiros e de cargas, das indústrias e do setor de serviços. E não cabe a tese de que o povo prefere o “horário de Deus”.

Bahia Econômica

7 comentários:

Anônimo disse...

O governador tem que pensar na população mais pobre que, em regra, mora na periferia, onde já é perigoso sair de casa às 5:00, imagine às 4:00, como querem estes economistas insensatos, que não pegam ônibus e muito menos vivem na periferia.

Será que êle vai se arriscar a tomar outra medida antipática como foi a reforma do PLANSERV?

As eleições vem aí, e político vive de voto.

ACM, que não era bobo (naõ tenho nenhuma simpatia por ele), foi quem sabiamente excluiu a Bahia deste transtorno, após pesquisa à população.

Acho que Wagner também não é.

19/9/11 11:55
Carlista disse...

Wagner não se elege mais não está preocupado com o que os baianos pensam dele, pena que o povo da bahia está cego pelo PT por isso a bahia só regride maquiada por um grupo politico que não faz nada pela segurança do estado e se diz a mudança, mudança para pior ! Graças a deus Xique-Xique não está nas maos dessa gente.

19/9/11 19:31
Anônimo disse...

Imagina se vc tivesse simpatia por ACM.
É cada um que me aparece.
Esse deve ser do lado de Reinaldinho.

19/9/11 22:03
Anônimo disse...

Tomara que a bahia voltar do horario de verão!!

gente está chegando o horario de verão mês outubro já é perto. aagora vÊr o governador que vai entrar o horario de verão tomara né ?

20/9/11 09:24
Anônimo disse...

o mal dos baianos e so ver o lado ruim das coisas por isso q a bahia continua assim atrasada eu moro em salvador mas nasci no rio de janeiro la e mil vezes mas perigoso q salvador mas a população apoia os governantes no horario de verão pq isso e q move a economia do estado, como vcs querem trablho e crescimento pensem q estar 1 hora atrasado em relação a centro sul ,mostra um despreparo horrivel,espero q a bahia enre no horario de verão e seje o unico estado do norte e nordeste no horario ,isso vai mostrar relamente q a bahia e potencia pensa para frente e vai muito longe

21/9/11 21:05
Danilo Santana disse...

Sou totalmente contra! Já estamos numa época em que felizmente a mercantilização das relações sociais é contestada por diversos movimentos globais. O ser humano tem que ser posto antes da mercadoria, do dinheiro, e, se esse governo adotar tal horário após 8 anos, cometerá um retrocesso considerável em seu trato com seus eleitores. Sendo assim, é injustificável que por argumentos de uma elite empresarial e tecnocrática, que não acorda cedo e tem motorista particular para levá-la ali ou acolá, enfim, uma maioria esmagadora de trabalhadores que em sua maior parte vive em bairros violentos tenha que se sacrificar e sair das suas casas uma hora mais cedo, o que significa ainda à noite. Esse governo, que se diz de esquerda (embora seja verdadeiramente de direita e conservador), deveria pensar duas vezes antes de adotar esse horário, pois nosso "amiguinho" Wagner não está com essa popularidade toda, não. NÃO AO HORÁRIO DE VERÃO!

30/9/11 15:19
ACORDADOR CEDO!!! disse...

NÃO AO HORÁRIO DE VERÃO!!! NÃO! NÃO!! E NÃO!!!

1/10/11 21:14

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!