Pesquisar no blog!




Congresso internacional foi de grande importância para Xiquexique e região

9/25/2011


O evento aconteceu no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, onde reuniu escritores e pesquisadores brasileiros e de países como Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Portugal, Caribe e Canadá.
Houve participação de comunidades remanescentes dos quilombos, além de pescadores, trançadeiras de rede e do povo-de-santo do município.
O Xirê,foi de grande importância para Xiquexique e região “pois fez girar uma multiplicidade de vozes e epistemes sobre as africanidades”, resgatando e valorizando a cultura africana local, abrindo espaço para que a sociedade ribeirinha conheça com mais intensidade suas raízes, que vive e prevalece em cada um de nós. Lembrando que xirê é um termo utilizado para denominar a sequência na qual os orixás são reverenciados ou invocados durante cultos a eles destinados.
O congresso foi organizado pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos Multidisciplinares Africanos e Afro-Americanos (Ayoká-Kianda), vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) local.
No encontro incluiu exposições, lançamento de livros, conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas, apresentações culturais e homenagens a líderes de religiões de matrizes africanas de Xique-Xique
Com “As oficinas de cozinha baiana, penteados afro e ritmos angolanos foram oportunidades de se estabelecer contato mais próximo com comunidades ribeirinhas e remanescentes de quilombos, além de pescadores. A ideia foi acolher públicos diferenciados”, comenta a professora Lise Dourado, coordenadora do evento.
A Rádio Nacional de Angola fez a cobertura total da programação que aconteceu do dia 21 a 24 de setembro.

10 comentários:

Anônimo disse...

Cadê os intelectuais de Xique-Xique, que lá não foram?

ASS: Lá Eu estava

25/9/11 11:27
Anônimo disse...

Cadê, Carlos Santos, Edilson Rocha, Jorge Meira, Dalto Clemente, Zeca de Custodio, Luizinh d Adão Bastos, Roldão, que lá não foram?

ASS: D UNEB

25/9/11 11:29
Cidadão Xiquexiquense disse...

Graças a UNEB a partir de seu diretor João Rocha e apoio total da Prefeitura de Xique-Xique.

25/9/11 11:34
Anônimo disse...

parabéns a prefeitura de xique-xique por ter patrocinado esse evento. parabéns a uneb pela realização do evento.

25/9/11 11:54
Anônimo disse...

Veja as fotos no orkut e facebook da prefeitura Roldão não só esteve como fez uma escultura por dia na entrada do modelo !

25/9/11 12:54
Anônimo disse...

Esta besta que alto se denomina de D UNEB certamente,também não esteve no Colégio Modelo. Dizer que o Artista Plástico de Xique-Xique, o Sr. Roldão não participou deste grandioso evento é no minímo má vontade. Quem quiser ver a presença do referido artista no tal evento, é só fazer uma visita ao Colégio, pois o mesmo ainda ali estar representado em suas obras.

25/9/11 12:56
Anônimo disse...

A maior artista plástica de Xiquexique, é ARICELIA OLIVEIRA,inclusive tem nível superior. pois é formada pela Faculdade de Belas Artes da UFBA, o resto é RABULA

25/9/11 17:14
Anônimo disse...

o bom é tanto auricelia quanro rolsão são patrocinados pela prefeitura de xique-xique. parabéns a prefeitura pelo apoio a arte a cultura.

25/9/11 22:36
Anônimo disse...

Acho que já esta virando uma bobagem essa coisa da Prefeitura. Sei que a mesma tem ajudado e muito a Uneb de Xique-Xique, mesmo sem ser sua obrigação. Mas devo lembrar aos senhores puxadores de saco que realmente a Prefeitura ajudou, mas grande parte das despesas do Xirê são responsabilidade da Uneb, do departamento de Xique-Xique e da PROEX, que é realmente quem banca tudo. OU os senhores puxadores acreditam que todos aqueles Doutores brasileiros e de outros paises pagaram suas passagens?

26/9/11 09:58
Anônimo disse...

Tem gente achando que fazer propaganda da prefeitura vai mudar a cabeça das pessoas.
Quem acessa internet em busca de informações são pesssoas mais esclarecidas e é tolice mesmo ficar achando que vai convencer alguém de alguma coisa.
A crana que entra ai é nossa, se a prefeitura fizer não faz mais que a obrigação e tá fazendo nada que justifique a quantidade de dinheiro que entra todos os meses, como diz a rádio cactus, mais de cinco milhões.

26/9/11 10:14

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!