Hoje, a justiça do Brasil vive a fase do “mero arrependimento”, ou seja, deixar acontecer, e depois voltar atrás. É visto por todos que acompanham as notícias, tanto televisivas como online, as situações que alguns brasileiros viveram recentemente, a verdadeira injustiça da justiça. Que foi o caso do pernambucano Marcos Mariano da Silva, Osvaldo Marcelino de Ponta Grossa e Wagno Lúcio da Silva de Minas Gerais, esses foram presos e condenados por crimes que não cometeram, o famoso “erro judiciário”.
Como foi visto, esses não são os primeiros casos de injustiça no Brasil, foram apenas os últimos que vieram à tona, e que chamaram a atenção de muitos brasileiros, que acreditam na igualdade e no valor que cada ser humano tem diante da vida.
No entanto, o que nos revolta, é, em como a justiça ver esses casos, afirmam que foram erros, mas que simplesmente aconteceu, e que, com a liberdade essas vitimas podem recomeçar suas vidas. O interessante, é que, para a justiça, recomeçar uma vida seja tão simples assim, primeiro; as indenizações que as vitimas devem receber por direito, demoram tanto em sair e quando realmente saem, nem chegam a desfrutar, como foi o caso de Marcos Mariano que morreu no dia em que recebeu a segunda parte da indenização.
Situações como essas, nos fazem refletir, que justiça é essa?, que é capaz de inativar uma vida, que por uma simples falha destroem a vida de uma pessoa. “Há falha na Polícia, no Ministério Publico, no Judiciário e até na defesa que não consegue fazer prova imediata do equívoco”, afirmou Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal. Entretanto, é mais fácil acusar quem já estar ali, do que continuar a busca pelo verdadeiro culpado, é “menos trabalho” pra justiça.
Quantas vezes vemos a desigualdade falar mais alto, diante da justiça, enfatizando a diferença daqueles que são iletrados, que é o povão, que não “entendem de leis”, mas, que não precisam decorar todas as normas, para ser um cidadão de bem, e gerar suas vidas com dignidade. Para os letrados que são donos do poder, que apenas dão ordens, e que tem ao seu favor a segurança máxima, que entendem as múltiplas leis, decretos, medidas provisórias, que a todo o momento aumentam essas leis, para simplesmente passar por cima delas quando bem desejar. Do que serve as mais de 5.200 normas a ser seguidas pelos letrados, se por questão de segundo fraudar uma dessas, leva uma pessoa a ser o mais miserável dos homens.
Com isso, vejo a justiça brasileira, como a justiça de duas camadas, a “do poder”, e a que “deve aceitar esse poder” sem o direito de reclamar, aquela que favorece uns, e que é injusta com outros, e que não só estar em crise nesse momento, mas que viveu em crise, pelo menos, desde o século passado. Enfim, o que vale diante dos homens são as leis escritas, o caráter e a honestidade, nesse caso, não contam, mas como rege uma lei que defende os direitos humanos, vamos lutar para que essa prevaleça, e que valha de igual pra todos, independente de cor, raça, condição social e econômica.
Kedma da Costa

10 comentários:
A justiça cada dia fica pior, precisamos deixar apenas na justiça de Deus, pois essa sim funcion, pode tardar, mas não falhar.
14/12/11 08:04A JUSTIÇA NO BRASIL É A MAIS INJUSTA DO MUNDO SÓ PERDE PRA DE XIQUE-XIQURE QUE SÓ FUNCIONA A BEM DOS POLITICOS.É REALMENTE UMA INJUSTIÇA GERAL.OU COISA FEIA.
14/12/11 08:51Tudo babaca desde quem escreveu até quem comentou.
14/12/11 09:23Vão estudar rebanhu de lôcos.
Veja a ortografia de quem corrige os outros.Este deve ser professor curriola.COMENTARISTA DAS 09;23
14/12/11 10:07Impressionante como o povo não conseguem apreciar as informações e partir delas, para colocarem seu ponto de vista, ficam ai tentando tirar o foco. Eu particularmente, fiquei abismado com esses casos e principalmente com o de MAriano que morreu no dia em que recebeu a parte da indenização, e por ter sido considerado o maior caso de erro judiciário do país. Acredito na justiça de Deus e sei que ele olha por todos nós, porque se formos esperar pela justiça dos homens, iremos sofrer sempre e passar por certas humilhações. Os cargos na justiça acho que são um dos cargos que recebem melhores salários, e poderiam trabalhar com vontade e com igualidade, mas nem sempre vemos isso, e o pior é que esses juízes, ministério público, seja lá quem for, não pagam por isso na lei dos homens, mas Deus é pai e irá olhar por todos nós.
14/12/11 10:27KEDMA porque vc não vai fazer vestibular pra Direito?
14/12/11 10:42Você é leiga neste assunto que escreveu. Não devia se meter nisso.
É o tal negócio: De médico, advogado, poeta e louco cada um tem um pouco.
Qume tem a justiça é aquele que pode pagar um bom advogada, tá ligada?
Se ficou comprovada fraude no concurso de 2005 de Itaguaçu,então por que não pediram a anulacão no ato do concuro?Só recorreram 5 anos depois?Qual interess?Ô povo mal!Realmente são estes os legados deixados por esta família e seus seguidores.poque não tinham dinheiro para contratar um advogados era uns quebrados.Estão aproveitando do dinheiro público para promover a injustiça.São Lembranças como estas que ficam para sempre na memória das pessoas.Que Deus tenha miséricordia da alma de vocês.
14/12/11 11:57A justiça de Xiquexique funciona ao sabor de certos interesses políticos da corrente dominante.
14/12/11 12:00Tomemos o caso da falência da EGC, aquela empresa inidônea que ganhou a licitação para fazer o esgotamento sanitário em nossa cidade.
Alguns credores da nefasta empresa, entraram em juizo, para conseguir o arresto de máquinas da empresa, que pudesse garantir o ressarcimento das dívidas da EGC.
O juiz concedeu para uns e negou para outros.
Tem um pessoal ganhando muito dinheiro alugando as máquinas da EGC, sob sua guarda (fiel depositário) fazendo juz a somas que são muito maiores do que a dívida que tinham na EGC. Estão tendo lucro, o que não é justo.
Enquanto isso, outros credores da empresa EGC, estão com os prejuízos.
Não seria o caso do juiz mandar apurar o fato e determinar o uso correto das máquinas, de modo a ressarcir os prejuizos de muitos credores incautos?
Até agora, o uso dessas máquinas está apenas ajudando algumas pessoas do grupo político dominante.
ACORDA XIQUEXIQUE E APRENDE A VOTAR!
Zeca veja a importância de termos somentes servidores concursado em nossos municípios....
14/12/11 16:00O PREFEITO DE ITAGUAÇU DA BAHIA (ADÃO ALVES DE CARVALHO FILHO) EXONEROU QUASE TODOS OS FUNCIONÁRIOS DO MUNICÍPIOS, EXCETO OS PUXAS SACOS. O PIOR DE TUDO É QUE O MOSQUITO DA DENGUE QUE ATÉ O ANO DE 2010 NÃO APARECIA EM ITAGUAÇU ESSE ANO INFEQUITOU MAIS DE 50O PESSOAS, TODDOS OS AGENTES DE EDEMIAS FORAM EXONERADOS EM PLENO O PERÍODO DE CHUVAS... ASSIM COMO TODAS AS SECRETÁRIAS DAS UNIDADES ESCOLARES SENDO QUE ESTAMOS EM PERÍODOS DE MATRÍCULAS.... OU SEJA: COMISSIONADOS, CONTRATADOS, INDICADOS, EXCETO OS PUXAS SACOS FORAM PRA RUA NA VÉSPARA DO NATAL... AI EU PERGUNTO: POR QUE SE FALA MUITO EM JUSTIÇA E DEMOCRACIA E ITAGUAÇU VIVE NA DITADURA...?
ACORDA MEU POVO....
EM QUANTO A PREFEITURA ESTIVER NAS MÃOS DOS CARVALHOS, ITAGUAÇU NUNCA IRÁ PROGEDIR... NÃO EXISTE MELHOR QUE ESSE QUE VOU CITAR: JULIANO QUE ANTES ERA NOME FORTE PARA DISPUTAR A ELEIÇÃO DE 2012 EM ITAGUAÇU, ABRIU MÃO PARA APOIAR ADÃOZINHO....
SEU APOIO DE DEU PELO AMOR QUE TEM A FILIA CARVALHO OU PELO AMOR QUE TEM AO DINHEIRO DO POVO?
Companheiro quem põe prefeito e bota prefeito é o povo.É também o povo que sofre as consequencias de um prefeito ruim,sem compromisso e responsabilidade.Ainda temos um ano para sofrer,mas vamos vencer com fé em Deus.O bom é que prefeito,vereadores e secretários não são concursados como a gente.Embora eles tenham anulado nosso concurso,nós vamos retornar firmes e ainda mais fortes.2012 vem aí.
14/12/11 19:52Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!