Pesquisar no blog!




Mais 431 municípios brasileiros podem ter rádios comunitárias

12/24/2011


Os 11 avisos de habilitação para rádios comunitárias publicados em 2011 contemplaram 431 municípios brasileiros. Em todo o País, 551 entidades atenderam aos nove primeiros avisos do Plano Nacional de Outorgas (PNO-2011), e ainda há dois deles abertos. Haverá mais 26 avisos até o final de 2013, como parte do PNO 2012-2013. A partir da publicação do aviso de habilitação, as entidades interessadas podem começar o processo para operar uma rádio comunitária.
Atualmente, o Brasil conta com 4.385 rádios comunitárias em funcionamento. O serviço foi criado em 1998. "A publicação da agenda antecipada deu mais celeridade na tramitação dos processos, pois as entidades se programam para encaminhar a documentação", afirma o coordenador-geral de Radiodifusão Comunitária do ministério, Octavio Pieranti.
Regras - O Plano também atualizou as regras para escolha das entidades que podem operar uma rádio comunitária. A manifestação de apoio de entidades da localidade é o principal critério de pontuação. Antes, o fator principal para apoiar entidades que pleiteavam a operação eram os abaixo-assinados de moradores da região. Outra mudança se refere ao prazo de envio da documentação necessária, que foi ampliado de 45 para 60 dias.
Rádio comunitária é uma emissora de FM, que tem alcance de 1 km a partir de sua antena transmissora. É uma pequena estação para as comunidades divulgarem eventos, notícias locais ou de interesse local, manifestações culturais, idéias, tradições, acontecimentos comunitários e de utilidade pública. Ou seja, um instrumento da comunidade para promover a melhoria das condições de vida da população. De acordo com a legislação vigente, uma rádio comunitária não pode ter fins lucrativos nem vínculos de qualquer tipo, como partidos políticos e instituições religiosas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Crei que estou incluso entre estas habilitações, pois entre com um pedido para mNOVA IGUIRA.

24/12/11 09:43
Anônimo disse...

Reinaldista disse..
Vou pedir uma para às Associações de Boa Vista, Marreca velha, Retiro, Copixaba, Nova Iguira.

24/12/11 12:53
Anônimo disse...

Anonimo reinaldista, se você vai pedir uma rádio comunitária, não pode ser para Boa Vista, Marreca Velha, Retiro e Copixaba ( Nova Iguira já habilitei )veja as distâncias entre estas localidade e o alcanse é somente um raio local( a potência ) você simplesmente quer insulfar, manguear, porque você é agitador mesmo sem carater e puxa saco dos Bragas. Tenha moral, dignidade pelo menos, porque HONRA você não tem. Te conheço...cara.Nailton Junior -Nova Iguira

24/12/11 15:45
Anônimo disse...

Pelo que lee sobre radio comunitaria!! a Cactus não se enquadra!! então vamos fecha-la

24/12/11 19:41
Castilho disse...

A Cactus não se enquadra como rádio comunitária. E diz que é.
Os responsáveis tem que ser denunciados.

24/12/11 23:48
Anônimo disse...

Anonimo, voc~e mente outra vez. Radio Comunitaria é somente uma concessão do Ministerio das Comunicaçõs, para a comunidade. Você não leu coisa alguma...Ler o que? onde. Só existe umas informações do ex-deputado Edison Duarte e mais nada. E eu tenho.

25/12/11 09:49

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!