Pesquisar no blog!




A força do Brasil vem dos municípios

2/24/2012

A formação do país e seu desenvolvimento têm como principal motor histórico e social os municípios. É neste ente da federação que acontece os primeiros e reais passos de compreensão sobre cidadania, direitos, deveres, vida política, social, cultura. É nele também que se consolidam e formam-se todas as bases seguras da sociedade. É no município que o poder pátrio se revela mais perto e mais característico ao cidadão.

É no ambiente social do município que os símbolos particulares e gerais da nação se definem como identidade e patrimônio nacional. Os elementos gerais desta formação, a língua, os costumes, a natureza nacional, o valor emocional e cotidiano que são dado à história do país e sua gente, ganham um valor particular no município. A língua, entre outras coisas, passam por mudanças relativas que define, o local revelando a diversidade que há no país.

Em linhas gerais para o país crescer é necessário que os municípios sejam fortes. “O municipalismo é a base para a transformação e desenvolvimento do país, é a alavanca que pode mover o Brasil, tornando-o um país mais forte e justo, por isto defendemos o fortalecimento dos municípios como forma de expansão social do país”, afirma o presidente da UPB e prefeito de Camaçari Luiz Caetano.

Com esta importância há uma necessidade que nos municípios sejam implantadas políticas públicas bem definidas e estabelecidas. É fundamental que o gestor e gestora municipal compreenda este valor que seu município tem no desenvolvimento não só local, mas nacional e, através de ações de fortalecimento e desenvolvimento político-social do município, forme um pais mais desenvolvido.

Mesmo com as mudanças trazidas pela Constituição, os municípios, em sua grande maioria, ainda são bastantes dependentes dos outros níveis de governo, sobretudo ao aporte de receitas complementares e suplementares. Tal situação pode ser modificada a partir de iniciativas de caráter administrativo ou do grau de participação das comunidades. É fundamental motivar a conscientização e atuação política daqueles que vivem no espaço municipal, na que as decisões os atingem profundamente.

Para consolidar os avanços que o país tem experimentado só através deste agente social e político chamado município, aqui é que a vida inicia e também é nele que pode se iniciar toda e qualquer revolução que construirá o Brasil que hoje ocupa o lugar de 5ª economia mundial.

UPB

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!