Choveu demais, rios encheram, cidades foram embora com a correnteza e todos voltaram a falar da miséria do Nordeste. Na TV, o repórter contou sobre uma viagem recente a Alagoas – “parecia um deserto vermelho de barro, pontilhado de miseráveis vilarejos” onde perambulavam “vassalos do feudalismo nordestino”, “laranjas das oligarquias”. Há um sentimento geral de que a pobreza nordestina é fruto da exploração de coronéis e latifundiários que não dividem suas terras, pagam salários miseráveis e mandam na política metendo o cacete nos fracos e oprimidos.
Gostaríamos de defender o contrário. O Nordeste é pobre não porque ricos exploram a miséria, e sim porque exploram pouco a mão-de-obra barata que têm ao seu redor.
![]() |
Irrigação na região de Juazeiro-BA |
150 famílias do interior de São Paulo e do norte do Paraná, descendentes de japoneses, foram montar roças irrigadas perto do Rio São Francisco. Um desses migrantes, Mamuro Yamamoto, virou de cara o maior produtor de uvas e amora do Nordeste. Vinícolas gaúchas logo estabeleceram filiais por lá. Hoje o sertão não tem só bons vinhos como produz, segundo o Embrapa, 95% das uvas de exportação do país. De todas as frutas frescas que o Brasil exporta, 80% vem de lá. Na Paraíba, em Sergipe e na Bahia, agroindústrias fizeram a região peitar São Paulo na produção de suco de laranja. A fruticultura é uma das áreas que mais geram empregos formais – só em 2005, há sete anos, 245 mil pessoas conseguiram emprego nas agroindústrias nordestinas.
O mesmo fenômeno começa a acontecer nas indústrias. O investimento de grandes empresas faz alguns estados terem um crescimento chinês. Os empregos industriais no Ceará aumentaram 8,9% em um ano. A renda de Pernambuco cresceu quase 10% de 2009 para cá. Com números assim, a participação do Nordeste no PIB do Brasil vai aos poucos aumentando – e a região caminha para deixar de ser um estorvo para o país.
Curral rústico em fazenda nordestina |
In Google
nilsonazevedo@globo.com.
nilsonazevedo@globo.com.
2 comentários:
Dá raiva quando uns nordestinos metidos a besta, emigrantes, moradores em São Paulo, pensam que são melhores que todo mundo. Pobres de espírito e semi analfabetos é o que eles são..
16/2/12 09:41Como é de praxe nesse folhetim, abundam as alusões ao nosso honrado e insubstituível líder, D. Reinaldo II, e sua política democrático/progressista empregada nesse feudo cactal.
16/2/12 10:33Ora, como admirador e incansável valorizador da cultura ribeirinha, nosso visionário líder toma medidas para preservar a tradição da escumalha.
Diz o ditado que o ribeirinho adquiriu o hábito da preguiça, pois precisa apenas lançar a isca ao rio e esperaria, deitado, algum peixe fisgá-la, o que garantiria o seu sustento daquele dia.
Assim sendo, e com o intuito de valorizar o ócio ribeirinho, que em outros lugares só é possível aos homens de posses e bens, é que nosso alcaide extinguiu por um bom tempo a secretaria de agricultura, responsável também pela pesca, evitando criar impertinentes afazeres para a choldra.
Como um fidalgo, e defensor do ócio apenas permitido para os membros de nossa honrada confraria, convenci nossos ilibados/independentes/eficientes edis que empregassem vários componentes da gentalha para camuflar a inércia destes. Mesmo que para isso, os proventos de um cargo fossem divididos para mais de um indivíduo.
D. Reinaldo II, apesar de nobre de sangue azul, tem essas recaídas pela escumalha. Mas nossa confraria segue vigilante, para evitar que nossos benefícios, como a arte do ócio, sejam vulgarizados pelo acesso da choldra.
Quanto ao curral citado na matéria dessa leviana publicação onlaine: gostaria de relembrar aos decerebrados que eles só existem nesse bom e provedor governo para os competentes e ilibados funcionários, que são recompensados com milhares de bovinos. Curral eleitoral é só intriga da oposição, uma levianidade proferida por esses causadores de intrigas.
Que São Pedro (protetor dos pescadores) providencie mais empregos aos seus protegidos, para que o ócio volte a ser exclusividade dos homens de posses e de bens.
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!