![]() |
Escola em Havana-Cuba |
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, e representantes da embaixada de Cuba se reuniram na sexta-feira (10), para estabelecer um acordo de cooperação nas áreas de alfabetização e educação especial.
No final de março dois assessores técnicos cubanos virão à Bahia para elaborar um projeto baseado no sistema cubano de alfabetização, por meio do qual se aprende a ler e a escrever em apenas três meses e meio. Em caráter experimental, o programa de alfabetização irá trabalhar com 10 mil estudantes do sertão da Bahia.
![]() |
Vista panorâmica de Havana, Capital de Cuba |
A Secretaria da Educação já mantém cooperação com o governo cubano na área de fabricação de remédios. A delegação da missão técnica de Cuba está na Bahia desde o dia 8 deste mês para reuniões de trabalho voltadas a firmar cooperação técnicas também com as secretarias estaduais para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), da Saúde (Sesab) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre).
A educação em Cuba é democrática, estatal. laica, obrigatória ( até o 9º ano), gratuita e gerida de forma centralizada.

Atualmente, 100% das crianças entre 6 e 11 anos estão escolarizadas.
Existe, ainda Escolas de Iniciação Desportiva e Escolas Vocacionais de Arte, para onde são encaminhados os jovens que demonstram talentos especiais em alguma modalidade esportiva ou artística.
O que mais chama atenção em Cuba é a separação entre o bacharelado e a licenciatura. Por exemplo: Caso queira ser geógrafo, o destino do aluno é a Universidade de Havana, no curso de Geografia,mas para ser professor de Geografia deverá cursar um Instituto Superior Pedagógico, de onde sairá Licenciado em Geografia.

Na hipótese, não se trata, como aqui no Brasil, de preconceituosa " segunda linha". A formação do professor em Cuba se dá em 5 anos de estudos e os estágios já começam no 1º ano.
Há, atualmente, 180 brasileiros estudando medicina em Cuba.
Fontes: diversas.
1 comentários:
Isso é o Paraíso.Está explicado os motivos da família Castro comandar este país por mais de 4 décadas.Totalmente diferente da família Braga que pra nosso azar se instalou em xique-xique.Desturíndo,desviando tudo que hoje deveria ser um município em desenvolvimento.Poque temos potencial para sermos um muncípio superdesenvolvido.Infelizmente essa família não pensa no bem e no desenvolvimento da população que tem que viver mendigando as sobras do que eles embolsam.É uma pena que os eleitores de xique-xque não enxergam o que acontence aqui.Quando a gente viaja que fala que mora em xique-xique escuta as piores barbaridades em relação aos políticos e o município que não tem culpa.É VÍTIMA assim como os moradores, desses políticos inescrupulosos que só pensam em se dá bem à custas da miséria do povo.
12/2/12 12:18Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!