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Conheça os mitos e verdades sobre o horário eleitoral gratuito

3/14/2012


Desde o ano de 1985, os partidos políticos brasileiros começaram a dar enorme valor ao horário eleitoral gratuito, pois até então, com a Lei no. 6.339, a famosa Lei Falcão de 1° de julho de 1976, as legendas estavam limitadas a exibir apenas as fotos dos candidatos, partidos, horário e local dos comícios, ou seja, uma propaganda estática.
Hoje, com um cenário pautado pelo avanço tecnológico, as propagandas políticas ganharam lugar de destaque nas campanhas. Apesar disso, alguns políticos tentam minimizar a importância do tempo que terão no rádio e na televisão, mas brigam com unhas e dentes para unir em torno de suas candidaturas um grande leque de coligações, a fim de obterem maior tempo na propaganda eleitoral. A seguir, alguns exemplos de mitos e verdades do horário eleitoral gratuito:
Mito: O horário eleitoral é gratuito.
Verdade: É gratuito apenas para os partidos. Na verdade, a Legislação Eleitoral prevê a compensação fiscal para as emissoras de rádio e TV, regulamentada pelo Decreto nº 5331/2005. A Receita Federal compensa as emissoras, com dedução de até 80% do que ganhariam com a comercialização daqueles horários. Esta compensação chegou à cifra de R$ 1 bilhão na campanha presidencial de 2010. E esses recursos saem dos cofres públicos, ou seja, do próprio cidadão brasileiro.
Mito: O candidato/partido que tiver maior tempo no horário eleitoral terá assegurada a vitória na eleição e, com contrapartida, os que tiverem menor tempo, terão poucas chances de vitória.
Verdade: Se o candidato que dispuser de maior tempo tiver que se defender, por exemplo, dos ataques dos adversários, explicar os projetos que não cumpriu ou a má avaliação do governo seu ou de um padrinho político, certamente não se dará bem na eleição. Também perde pontos quem inclui muitos clipes, depoimentos em excesso ou vinhetas repetitivas e conteúdo fraco.
Mito: O bom programa no horário eleitoral gratuito precisa ser muito rebuscado e ter uma megaprodução.
Verdade: O bom programa é aquele que tem foco nas propostas do candidato, com expressões simples e claras, e que atenda aos anseios dos eleitores. Um recurso bom para se utilizar, são as comparações didáticas. Saber 'vender esperança' para que o eleitor encare como sinceras as propostas também é algo muito valioso numa campanha no rádio e na TV.
Mito: As coligações partidárias e escolhas dos vices nas chapas são feitas apenas com base nas afinidades ideológicas e propostas afins.
Verdade: O tempo no rádio e na TV é a moeda de troca mais forte numa coligação partidária. Claro que há exceções, como a indicação de José Alencar para vice na chapa de Lula, na eleição presidencial de 2002. Na ocasião, Lula procurava um candidato que cativasse e acalmasse o empresariado brasileiro. Mesmo assim, a coligação petista abrigou muitas outras legendas.
Mito: Candidatos minoritários com pouco tempo no rádio e na TV podem ter êxito numa primeira eleição.
Verdade: Dificilmente candidatos a cargo majoritário alcançarão êxito numa primeira eleição, se dispuserem de pouco tempo no horário eleitoral gratuito. Casos de sucesso como o de Enéas - que com apenas 17 segundos na TV criou o bordão 'Meu nome é Enéas' e conseguiu arregimentar cerca de 360 mil votos na eleição presidencial de 1989 - acontecem raramente e normalmente são provenientes de manifestações de protesto popular.
Mito: Muitos candidatos majoritários afirmam que irão gastar pouco com o horário eleitoral gratuito.
Verdade: Os gastos diretos e indiretos com a produção do horário eleitoral gratuito chegam a consumir até um terço de todos os gastos numa campanha majoritária.

Agência Estado

7 comentários:

Anônimo disse...

è preciso proibir que os carros de som de qualquer partido daqui de XiqueXique cobrem pela propaganda eleitoral

14/3/12 13:50
Anônimo disse...

Os carros de som de propriedade do sr. Gal terão que conceder horário´ gratuito para os candidatos de Dr. Reinaldo.

14/3/12 14:04
Anônimo disse...

Se os carros de som pertecem a ele GAL, ele faz o que quiser com seus carros. Doa´-los gratuitamente aos correliginaros e candidatos de Dr. Ricardo, é a melhor coisa que fará. São todos candidatos pobres e precisam de ajudas. Agora quem quiser que morra de inveja. Adeus Mariana que eu já vou embora. até demanhã.

14/3/12 15:26
Anônimo disse...

Ele Gal tem cumprir a lei do eleitoral, vai ter que fazer propaganda dos candidatos de Reinaldo. Se não fizer, ele gal vai pro xilindró. A rádio Cactus também vai ter que fazer nossa propaganda e no programa de Zeca de Custódio. Zeca tem que fazer propaganda gratuita na rádio Cactus pra Quinquinha.

14/3/12 16:23
Anônimo disse...

Meu caro e mak informado nônimo, todas as rádios, por que tem concessão federal, quer comerciais ou comunitarias, os concessionarios apenas detem a posse dos aparelhos, vez que a concessão da Ubião, são obrigadas a retransmitirem seus programas eleitorais gravados. Burro, o candidatos gravam os programas e enviam para as emissoras para serem executados. Do jeito que vai é transmitido. Locutor ou reporter nenhum intervem na midia enviada. Aprendeu Burro, ignorante, sem conhecimento,Os carros de Som, são livre e independentes, não possuem concessão de autoridade federal, custou o dimdim do proprietário do veiculo, porquanto NÃO SÃO OBIGADOS A TRANSMITIREM PROPAGANDA GRATUITA DE NINGUEM. eSSES rEINALDISTAS, SÃO BURROS DE MAIS...ADEUS MARIANA QUE EU JÁ VOU EMBORA.

14/3/12 20:02
Anônimo disse...

as rádios de Reinaldo, vão ter que fazer propaganda eleitoral gratuita de; Padeirinho, Gal, Genicassia, Laércio, Sebastião, Junior, Alexandra, Dr. Marivaldo, Bruno, Dodão, Joaquim Crente, chico Mangorreiro, IREMAR,Tantão, Dega,joão, Jazi, Ronne,Pinheiro, everaldo etc...quer queira ou não queira REINALDO e sua corja.Adeus Mariana que já vou embora.

14/3/12 20:08
Macho contra a oposição disse...

Môço, tudo bem. Mas as rádios de Dr.Reinaldo não vai fazer propaganda de vcs não. Quero é ver.. Venham pra cá obrigrar a gente que eu quero ver se vcs da oposição são machos.

14/3/12 22:21

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