Mais de dois milhões de baianos, que vivem em cidades do interior, serão abastecidos com água de qualidade, a partir de obras estruturantes que somam mais de R$ 480 milhões em investimentos e encontram-se em fase de conclusão. Dentre os grandes projetos que estão sendo executados pelo Governo do Estado, destacam-se a construção das adutoras do Feijão – ou do São Francisco -, para atender à região de Irecê, do Algodão, que vai abastecer a região de Guanambi, e a de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, que levará água de qualidade para os municípios da região sisaleira.
Localidades como a de Alagadiço do Mocó, distrito de Campim Grosso, onde a água nunca chegou à torneira das casas, vão passar a ter água tratada. A água captada pela adutora, que está 70% concluída, na barragem de Pedras Altas, será levada para 12 sedes municipais e vários povoados da região, atendendo 300 mil pessoas.
Situação diferente, mas também incômoda, vive a população do município de Itaguaçu, na região de Irecê. A água chega às torneiras, mas é da fonte ‘Olho D’água’, sem uma boa qualidade. A aposentada Guiomar da Silva conta que conheceu a fonte quando era criança. “Eles não tratam a água, que é salobra, e o pessoal adoece, principalmente as crianças. E essa água, tem dia que não vem. Quem pode, compra mineral. Então, agora vai ser maravilhoso, porque vai cuidar de nossa saúde”.
A obra da adutora do São Francisco, com captação no Velho Chico, no trecho que banha o município de Xiquexique, está prevista para ser concluída em julho deste ano e vai substituir a água salobra e sem tratamento que chega às torneiras de Itaguaçu por água tratada e de qualidade. Em toda a região de Irecê, mais de 350 mil pessoas serão beneficiadas.
Secom
4 comentários:
Deus lhe ouça. Irecê e região pede socorro...
18/4/12 16:34PORQUE ESTA OBRA ESTÁ HÁ 2 ANOS PARADA E SÓ SE FALA NELA EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO? POR FAVOR QUEM SABE RESPONDA?
18/4/12 20:23Toda a população dessa região tem o direito de ter água de qualidade em suas casas, nós Xiquexiquenses somos privilegiados por ter o Rio São Francisco bem pertinho. Só quem passa sede e fome sabe da própria dor, sofrimento, agonia e humilhação. Quem de nós tem o direito de dizer que os nossos vizinhos não tem o mesmo direito à água do são Francisco, lembrem-se antes de ela chegar ao rio, à água é milagre e obra de Deus para todos nós, não cabe a mim nem a você decidir por egoísmo, prepotência, arrogância e usura, que os outros se danem. É preciso que essa obra seja concluída o mais rápido possível, levando a todos os nossos vizinhos e irmãos o que a gente tem de mais sagrado e em abundancia. A eleição é para prefeito e vereador em nada tem a ver com essa obra. O governo do estado tem feito todos os esforços necessários para que todos nós sejamos e fiquemos livres de uma política acostumada a manter os baianos e nordestinos na miséria, pobreza e humilhação, mas existem alguns que preferem a miséria de muitos e o beneficio para poucos. Em breve poderemos ver a água do São Francisco chegar em todas as casas possíveis, graças a um governo comprometido com o POBRE que começou com nosso querido LULA, o pobre com LULA tem vez, tem direito, tem dignidade, tem comida na mesa, e com Wagner terá também água nas torneiras. Caso aja alguém contra esse beneficio então poderia por gentileza passar uns dias sentindo na barriga e na pele o sofrimento de muitos. Tenho absoluta certeza que seria um grande gesto de solidariedade e aprendizado para VOCÊ, pois para mim foi um doloroso e importante aprendizado.
20/4/12 17:19Filho do velho Chico disse:
21/4/12 20:00Se eles começarem a irrigar com essa água, igual fizeram em mirorós até secar!! eu mesmo quebro essa tubulação. Água para matar a sede!! não para fazendeiro molhar pasto.
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!