Pesquisar no blog!




Água para Todos capacita comitês gestores no médio São Francisco baiano

4/21/2012

Dando prosseguimento às ações do Água para Todos na área de abrangência da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa (BA), foram capacitados, na última semana, os comitês gestores municipais de Barra, Macaúbas e Boquira (BA). Os três municípios serão contemplados, ao todo, com cerca de três mil cisternas. Os membros dos comitês já estão trabalhando no processo de seleção das famílias a serem beneficiadas.

A assistente social da Codevasf (2ª SR), Luciana Freitas, ressaltou o grau de engajamento dos participantes nessa etapa de capacitação, que propiciou o esclarecimento de dúvidas acerca dos objetivos do programa, dos critérios para seleção e validação das famílias beneficiadas, dos prazos das atividades e do processo de instalação de cisternas. “O trabalho realizado em Barra, Macaúbas e Boquira foi muito gratificante, pois envolveu, além do comitê gestor municipal, outras pessoas da sociedade. Foi possível perceber o comprometimento e a esperança de cada um dos presentes em melhorar a realidade daqueles que mais precisam”, afirmou.

O comitê gestor municipal é formado por representantes da sociedade civil (sindicatos rurais, associações, igrejas, pastorais etc.) e do poder público (um representante da prefeitura, de preferência da Secretaria de Ação e Promoção Social, agente de saúde, Funasa etc.). Ele é responsável por todas as ações do Água para Todos no município, um trabalho que vai desde a selecão as localidades onde serão colocadas as cisternas e o auxílio na mobilização para a capacitação das famílias beneficiadas até o controle e a fiscalização do uso racional da água. A capacitação dos membros dos comitês é fundamental para esclarecer todos os pontos do Programa, garantindo, assim, a rapidez e a eficiência de suas atividades.

Ao todo, em toda a área de abrangência da 2ª SR, já foram formados seis comitês gestores municipais. A meta para aquela região do médio São Francisco baiano é atender, nessa primeira etapa, 6.277 famílias com cisternas de consumo com capacidade para armazenar 16 mil litros de água.

1 comentários:

Anônimo disse...

EXECELENTE A INCIATIVA.AOS POUCOS OS SERE HUMANOS COMEÇAM A ENTENDER A IMPORTANCIA DA AGUA PARA A SOBREVIVENCIA DA ESPECIE HUMANA NO PLANETA TERRA.

27/4/12 15:31

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!