O projeto Voz, Presença e Imaginação têm o objetivo de difundir a Literatura Oral que povoa o imaginário das comunidades ribeirinhas, ao mesmo tempo, busca valorizar a cultura popular da cidade de Xiquexique. A proposta é publicar de forma impressa as narrativas orais que ao longo dos tempos vem encantando as gerações, estas serão coletadas durante a pesquisa de campo. Uma ação cultural que envolverá dez jovens, estes vão participar ativamente de todas as etapas de desenvolvimento dessa iniciativa.
Pensando na pré-seleção do público alvo o único critério estabelecido foi que os jovens estejam envolvidos com atividades culturais. O intuito é que estes sejam multiplicadores das iniciativas que valorizam a cultura, neste caso o foco são os Griôs mestres contadores de história. Dessa forma as narrativas também permaneceram vivas na memória coletiva, além de se tornar um valioso instrumento de incentivo a leitura já que os exemplares publicados vão ser distribuídos gratuitamente. Esta será uma forma simbólica de garantir a geração futura o acesso a esse patrimônio imaterial de valor inestimável que nós ribeirinhos possuímos. Conhecer e se deliciar com as aventuras do Nego D’água ou do meu Compadre D’água como gosta de ser chamado, se encantar com a história da Serpente da Ilha do Miradouro, acreditar que o Rio Dorme e que o Arco Iris bebe água e sem falar na respeitosa Mãe das águas, enfim são varias as narrativas que vão compor essa coletânea.
Este projeto é apoiado através da 1ª Chamada do Edital Calendário das Artes 2012 uma ação promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (SECULT).
Marquileide Oliveira
Página Revista
1 comentários:
Ótima iniciativa!
28/6/12 15:30Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!