Pesquisar no blog!




Xiquexique necessita de um novo Salão de Cultura

6/26/2012

Capela Nossa Senhora Santana - Ilha do Miradouro
Nos dias atuais há uma grande preocupação no que se refere à preservação e valorização da cultura no país, nos estados e principalmente nas cidades brasileiras. Uma cidade é caracterizada especialmente pelo seu berço cultural, e nesse aspecto nossa querida Xiquexique é abençoada. 

Um município marcado por suas riquezas culturais, com grandes poetas, pensadores, repentistas, cantores e muitos outros talentos. Essa multiplicidade cultural, só tende a engrandecer a tradição de um povo que se manifesta de várias formas e estampa a verdadeira identidade de sua cidade.

No entanto, para que essa diversidade esteja acessível a toda população, mereceria um espaço apropriado, ou seja, um CENTRO CULTURAL. Essa área poderia reunir as diversas culturas locais, sem falar que possibilitaria um constante incentivo à criação e descoberta da arte, difundindo a cultura e informando sobre suas mais diversas formas, desde a origem (história) até suas mais novas manifestações.

Para quem não se lembra, foi criado na gestão do prefeito Carlos de Souza Santos (1983-1989), o Salão de Cultura José Barbosa e Silva, um importante espaço, que foi palco de grandes manifestações culturais e eventos que envolvia todos os xiquexiquenses. 

Entretanto, esse espaço foi extinto na administração do prefeito Magalhães (entre 1997 e 2000), na época foi doado ao colégio Senhor do Bonfim, como anexo, já que o espaço que se tinha não era suficiente para adequar a quantidade de alunos. Com isso, a cidade acabou ficando sem esse patrimônio.

Depois disso passou a ser projeto de governo do atual prefeito, Reinaldo Braga Filho, mas que não saiu de uma idéia teórica, porque na prática os xiquexiquenses ainda esperam.

Hoje, esses eventos culturais são dependentes de espaços alheios, e essa é uma necessidade alarmante, já que se trata de uma cidade genuinamente cultural. 

Portanto, a construção de um Centro de Cultura é uma decisão política que deve partir de um desejo comum e precisa ser discutido com toda sociedade. Assim espera-se que o próximo gestor, independente de qual seja, pense nesse projeto, e ajude a cultura local a ter seu espaço com suas próprias cores e marcas.  



10 comentários:

Anônimo disse...

Bom lembrar isso mesmo, antes tinha um salão de cultura maravilhoso, depois acabaram com ele e não fizeram outro. Xique-Xique precisa demais de um centro cultural, já passou da hora.

26/6/12 09:15
José disse...

UMa cidade como Xique-Xique tem que ter um centro de cultura, acho fundamental, já que é uma cidade totalmente histórica.

26/6/12 09:17
Anônimo disse...

Xique-Xique precisa que seja trabalhada a cultura local, não será a construção de um centro que garantirá isso mas as ações políticas e da comunidade. Os patrocínios aqui são para a festa da rapariga enquento trabalhos sérios como desenvolvido no colégio modelo no mês de novembro sobre a Consciência Negra amarga a falta de apoio tanto das autoridades quanto dos comerciantes locais que preferem ver seus nomes e nomes de seus comércios em camisas que desvalorisa a figura feminina.

26/6/12 09:20
Anônimo disse...

Trabalhando na construção de Salão Cultural, efetivamente estará incentivando a Cultura local, será uma atenção a mais, para que a sociedade seja envolvida nessa área muitas vezes esquecida pelo poder público.

26/6/12 09:27
Anônimo disse...

Ainda bem que Reinaldinho não tem nada haver com o fim desse salão de cultura, pois ele só incentiva a cultura local, um grande exemplo foi a manifestação da paixão de cristo, que aconteceu na semana santa em frente a igreja senhor do bonfim.
Continue assim prefeito, agora faça esse salão bem equipado para calar a boca do povo.

26/6/12 15:27
Anônimo disse...

10 Jovens estudantes ñ sabem o q é um Salão de Cultura. Agora procure quais os produtos q compoe a cerveja, qual a musica q esta fazendo sucesso no pagodao, qual é a piriguete do ano na cidade, pra, Ronaldinho Gaúcho tá em q time, e +.

26/6/12 21:47
Qual é o píor??? disse...

É importante o portal a Voz levantar esta questão para o povo se conscientizar da importância do seu voto. Vamos aos fatos: Uma administração incompetente destruiu o Centro de Cultura José Barbosa e Silva e por pouco não destruiu a quadra do colégio Sr. do Bomfim construindo outro anexo no espaço. A administração seguinte circulou uma “cartilha” prometendo algumas obras caso fosse eleito, e nela tinha a promessa da construção de um Centro Cultural. A administração chega ao final e a promessa não foi cumprida. É um descaso muito grande com a cultura. Qual é o pior: Um destrói e o outro não cumpre o que promete e escreve?

27/6/12 18:59
Maria Bokuda disse...

Não podemos viver comparando um governo com outro...um tem que ser sempre melhor, ou então, não compensa trocá-lo.
A cidade precisa sim, antes de tudo, de resgatar seus valores morais e éticos, começando pela efetivação de leis públicas, de governo transparente, sempre voltado para o menos favorecido.
Precisamos sim, de um centro cultural, onde possa resgatar a cultura da região...um museu com a cultura local...
Incentivar a cultura local não é pagar bandas locais para que toquem em festas populares, obrigando seus vocalistas a gritarem jargões criados por um grupo de pessoas sem a menos noção de respeito ás famílias locais.
Volto a dizer a célebre frase:

" UM POVO QUE DESCONHECE A SUA HISTÓRIA, ESTÁ FADADO A REPETIR OS MESMOS ERROS DO PASSADO" !!

28/6/12 10:23
Anônimo disse...

Enquanto isso dona Maria Bokuda nós desconhecemos o que nosso município tem para nos mostrar. Grupos de samba de roda, de São Gonçalo, e de reisados são praticamente desconhecidos da população que se surpreendem quando descobrem que aqui tem já que é um costume dizer que aqui já teve e destruiram, levaram embora. Mas a nossa cultura continua, no entanto é preciso políticas públicas que valorize, incentive e proporcione a continuidade para as próximas gerações.

29/6/12 09:45
Anônimo disse...

Graças a UNEB,ainda esta bem viva a cultura aqui em Xique-Xique.Pois,se dependesse dessa administração à mesma já estava morta e sepultada. Parabéns UNEB por resgatar nossas tradições e dando todo um suporte para que não seja esquecida.

30/6/12 23:00

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!