As mulheres xiquexiquenses com idade entre 50 a 69 anos participarão, a partir do dia 23 de Julho até 07 de agosto, da Estratégia Saúde em Movimento para o Rastreamento do Câncer de Mama, um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Governo do Estado.
A meta do programa é oferecer mamografia a todas as mulheres na faixa etária de maior risco, garantindo os exames diagnósticos para as pacientes que apresentarem suspeitas identificadas através do exame. A realização do tratamento também será garantida, nas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia - UNACON, através de procedimentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia. A população alvo chega a quase um milhão de mulheres em todo o estado.
Em Xiquexique os atendimentos serão feitos em dois turnos durante a campanha, iniciando sempre às 8:00 e às 12:00. É necessária a apresentação de uma cópia da Carteira de Identidade, comprovante de residência e cartão SUS.
A faixa etária escolhida para participar do Rastreamento do Câncer de Mama é por ser a de maior vulnerabilidade para contrair essa doença, sendo que a Bahia possui 994.571 mulheres nessa faixa. As estatísticas indicam que é crescente o número de mortes entre mulheres tendo como causa o Câncer de Mama. Em 2009, foram registradas 561 mortes; em 2010 esse número foi de 605, e em 2011 a projeção era de que 1970 novos casos fossem surgir até o final do ano, visto que até maio já haviam sido registrados 217 óbitos.
Estudos da Organização Mundial da Saúde - OMS - apontam que o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres no mundo todo. Nos países em desenvolvimento, a maior parte dos casos é diagnosticada em estágios avançados da doença. Segundo especialistas, a detecção precoce ainda é a peça fundamental no controle do câncer de mama, para melhorar os resultados e índices de sobrevida dos pacientes com este tipo de câncer.
Fonte: http://www.xiquexique.ba.gov.br
3 comentários:
Mais uma obra do governo estadual, pra beneficiar o povo de Xique-Xique/BA
18/7/12 11:14e que se não fosse o sério compromisso que o prefeito tem com a saúde municipal nada teria dado certo.
18/7/12 19:13Para beneficiar a população deveria começar pela faixa etária de 40 anos acima,pois esse exame só tem acesso quem pode pagar. E os menos favorecidos como fica? deixo meu repudio esse tipo de enganação.
18/7/12 21:22Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!