Pesquisar no blog!




Será que o consórcio municipal funcionaria em Xiquexique?

7/10/2012

Trabalhar em conjunto está se tornando comum entre os gestores de algumas regiões baianas. Independente de partidos políticos, os prefeitos de municípios vizinhos se reúnem para implantar melhorias em suas cidades e fazem isso através do Consórcio Intermunicipal, entidade civil, de gestão autônoma e orçamento próprio. Na Bahia, são aproximadamente 12 consórcios que atuam nas áreas de serviços públicos, saúde, meio ambiente, obras públicas e desenvolvimento econômico regional. As entidades podem dispor de recursos próprios recebendo incentivos diretos de linhas de crédito do governo Estadual ou Federal que distribuem verba de forma descentralizada.

Para criação de uma entidade de consórcio é necessário que exista primeiro, vontade dos gestores em pensar no desenvolvimento da região de forma coletiva articulando entre eles as formas de benefícios para o município. Com a vontade estabelecida, é necessário que se faça uma regulamentação jurídica para torná-la entidade civil. A União dos Municípios da Bahia (UPB), fornece suporte técnico capaz de instalar e estruturar legalmente, além de fornecer infra estrutura para reuniões e eventos relacionados aos consórcios.

A criação de um consórcio é um instrumento político e administrativo utilizado em conjunto pelos gestores municipais. A falta de conscientização social é sem dúvida um dos primeiros obstáculos para a criação da entidade. É necessário que a comunidade e os gestores conheçam os benefícios que a criação de um consórcio poderá trazer para o município. 

Os gestores deverão identificar os objetivos a serem perseguidos e decidir as estratégias para alcançá-lo garantindo assim o aumento da capacidade empreendedora gerindo renda própria e incrementando o desenvolvimento econômico e social. Algumas localidades podem partilhar maquinários e/ou recursos adotando sistema de rodízio, que incorpora representantes dos legislativos municipais e entidades civis. É possível também, dispor de uma equipe técnica própria ou então utilizar servidores das prefeituras cadastradas.

UPB

2 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que sim. Acho que as pessoas de Xique-Xique esperam atitudes melhores de nossos representantes e principalmente união, pois quando o povo se une o crescimento da cidade fortalece.

10/7/12 14:59
Anônimo disse...

AVISO

O GOVERNADOR DA BAHIA JACQUES WAGNER, ESTARÁ PELA 5 VEZ NA BARRA, SÓ ESTE ANO DE 2012.
TODOS OS GRUPOS DE OPOSIÇÃO, LIDERADO PELO PT DA BARRA, COM O SEU CANDIDATO O EX.PREFEITO DEONÍSIO E O VICE O VEREADOR VADÚ.
RECEBERÁ O GOVERNADOR NO AEROPORTO AÉCIO MEIRELES DE SOUZA DANTAS, APARTIR DAS 9:00 DA MANHÃ, DEPOIS TERÁ UMA CARREATA,COQUETEL E LOGO DEPOIS ALGUMAS INAUGURAÇÕES.

A BARRA TERÁ O PREVILÉGIO DE RECEBER O GOVERNADOR DA BAHIA PELA 5 VEZ EM 2012.

A CIDADE QUE MAIS CRESCE NA MICRO-REGIÃO.

10/7/12 23:50

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!