Pesquisar no blog!




Em três municípios baianos, candidatos únicos já se consideram prefeitos

10/04/2012

 
A população de três municípios da Bahia já tem conhecimento de quem será o prefeito. Somente em remota hipótese de ser anulados todos os votos, inclusive o do próprio candidato, não ocorreria  a ratificação ou homologação dos seus nomes.
Assim ,   nos municípios baianos de Ibipeba, América Dourada e Lafaiete Coutinho que só possuem um candidato a prefeito, bastará apenas um voto válido para que Israel Chaves (PP), Joelson Cardoso do Rosário (PT) e Zenildo Brandão (PP) governem esses munícipios nos próximos quatro anos.
Em Ibipeba, na região de Irecê, com cerca de 17 mil habitantes, o candidato a prefeito Israel Chaves, concorre à vaga pela segunda vez. Em 2008 ele perdeu a eleição para o atual prefeito, Nei Amorim de Souza.

O candidato Zenildo Brandão é o atual prefeito de Lafaiete Coutinho, município da microrregião de Jequié, com cerca de 4 mil habitantes e deverá ser reeleito por falta de concorrente.

Na cidade de América Dourada, também na região de Irecê, com 16 mil habitantes, o atual vice-prefeito, Joelson Cardoso do Rosário, é o único candidato a prefeito.
O candidato único não precisa de muito ou de nenhum esforço para ser eleito. Pela legislação eleitoral, nesses casos, o candidato precisa apenas de um voto para ganhar as eleições. A lei estabelece que, para ser eleito, é preciso que o candidato receba a metade mais um dos votos válidos.  Mas, com candidato único não existem outras opções de voto além de  votar no próprio candidato, até mesmo votar em branco ou nulo. Como os votos nulos e brancos não são considerados válidos, qualquer quantidade de votos que o candidato receber terá a totalidade dos votos válidos, ainda que seja apenas um.


 Fonte: IBahia

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!