É inadmissível a qualidade da água fornecida a população de Xique-Xique, por meio do S.A.A.E, Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Em 2010 a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de sua Resolução n° 64/292, reconheceu o direito à água potável e limpa, e o direito ao saneamento como essenciais para o pleno gozo da vida e de todos os direitos humanos.
O acesso à água tratada se constitua em um direito fundamental, e imprescindível para a efetivação do direito fundamental de acesso à água tratada, porém se percebe, ainda, que tal direito é judicialmente negligenciado.
Em 12 (doze) anos de gestão do atual prefeito Reinaldo Teixeira Braga Filho (MDB), o que o consumidor paga para receber em suas torneiras mais parece lama. O ministério público instituição permanente e essencial, que tem à função jurisdicional do Estado, e que deveria ser responsável, perante o Judiciário, pela defesa da ordem jurídica e dos interesses indisponíveis da sociedade, pela fiel observância da Constituição e das leis. Permanece omisso a essa problemática que atinge a toda a população Xiquexiquense há anos, afetando ainda mais, a população mais pobre.
Sim a população mais carente, porquê nem todos têm condições de comprar agua mineral para seu consumo, por outro lado, a venda de água mineral se tornou um bom negócio, gerando lucros para alguns, enquanto a maioria da população sofre.
Será que há interesse do gestor, em tentar amenizar o sofrimento da população? Ou, será que a prioridade é garantir o lucro, na maioria, de seus correligionários políticos?
Pergunte para uma dona de casa humilde, como lavar uma roupa branca com a água fornecida pelo S.A.A.E, ou até mesmo roupas de cor, pergunte a ela, como beber dessa água, como cozinhar seu alimento, sem contar os inúmeros casos de diarreia e demais casos que podem ou não está relacionado com a qualidade da agua que consumimos.
As principais doenças que podem ser transmitidas pela água são: Diarreia por Escherichia coli. A bactéria Escherichia coli, também conhecida como E. coli, Amebíase, Cólera, Leptospirose, Disenteria bacteriana, Hepatite A; Esquistossomose, febre tifoide, etc.
Isso tudo parece não ter ainda sensibilizado o poder público a tomar uma atitude. Portanto que quero aqui aproveitar para convocar aqueles que sensibilizam com essa questão, que se preocupa com o bem star coletivo, para juntos realizarmos uma vaquinha, e contratarmos um laboratório independente para realizar uma Análise Microbiológica da água que chega nas residências de Xiquexique, com isso emitir um Laudo técnico, a partir daí tomar as medidas necessárias.
Vamos à luta!
Por: Cléssio Ribeiro Soares
#saude
#icmbiobahia
#bahia
#governofederal
#ministeriopublico
#ministeriodasaude
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!