Quase concluído o show do julgamento do "mensalão petista", cronometrado para interferir nas eleições de outubro, um novo caso excita a mídia golpista e o seu braço partidário demotucano. A Operação Porto Seguro da PF revelou que agentes públicos – entre eles, Rosemary Noronha, chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo – estavam metidos em atos de corrupção e tráfico de influência. De imediato, a presidenta Dilma demitiu os onze supostos envolvidos. Mas a carga inflamável prosseguirá por bom tempo!
O caso é, aparentemente, grave e exige rigorosa apuração. Segundo o que já vazou na imprensa, a investigação da Polícia Federal teve início em março de 2011, quando um auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) confessou um esquema de corrupção na venda de pareceres técnicos para empresas. Ele envolveria a chefe do gabinete da Presidência, o advogado-geral adjunto da União, José Weber, e os diretores das agências reguladoras da aviação civil (Anac) e das águas (ANA), os irmãos Rubens e Paulo Vieira, entre outros.
Diante das denúncias, a presidenta Dilma seguiu o script do seu primeiro ano de gestão, quando exonerou sumariamente sete ministros linchados pela mídia. Ela também abriu sindicâncias internas para investigar o esquema. A rápida reação, porém, não acalmou a mídia golpista e a oposição demotucana. Na prática, estas não estão preocupadas com a corrupção – até porque são mais sujas do que pau de galinheiro. O episódio serviu apenas para reavivar o seu ódio ao ex-presidente Lula, maior responsável pela eleição de Dilma.
Rosemary Noronha foi trabalhar no gabinete da Presidência por indicação de Lula, em 2003. Antes, ela trabalhara 12 anos com o ex-ministro José Dirceu. Aproveitando-se da sua proximidade com os dois líderes petistas, ela teria sugerido nomes para várias funções no governo – inclusive o do seu filho e do seu ex-marido. Diante deste fato, bastante grave e que revela toda a força do patrimonialismo no país, a oposição demotucana e a mídia concluem, sem qualquer prova, que Lula também está metido neste esquema corrompido.
Estadão e o dono do escândalo
A mídia nem disfarça seu intento. Em editorial intitulado "O dono do escândalo", o Estadão já concluiu que o ex-presidente é o culpado pelos "crimes de Rose". É como se alguém responsabilizasse a famiglia Civita por ter mantido durante tanto tempo no comando do seu diário o jornalista Pimenta Neves, que assassinou cruelmente a ex-namorada Sandra Gomide, em agosto de 2000, num haras na cidade de Ibiúna, no interior de São Paulo. Num primeiro momento, inclusive, o Estadão deu proteção ao assassino! Tráfico de influência?
O Estadão não aceita sequer a explicação do ex-presidente, que se disse "apunhalado pelas costas". E sugere que ele seja investigado e, quem sabe, processado. "Ao se declarar ‘apunhalado pelas costas’, Lula faz como fez quando o mensalão veio à tona, e ele, fingindo ignorar a lambança, se disse ‘traído’. Resta saber se, desta vez, tornará a repetir mais adiante que tudo não passou de uma ‘farsa’ – quem sabe, uma conspiração da Polícia Federal com a mídia conservadora, a que a sua sucessora no Planalto afinal sucumbiu".
No mesmo rumo, o jornal da famiglia Frias, a mesma que cedeu seus veículos aos órgãos de repressão no período da ditadura militar, festeja a eclosão do novo escândalo de corrupção. No editorial "Porto inseguro", a Folha solta rojões: "O pior da tormenta parecia superado pelo PT. O julgamento do mensalão se encaminhava para um anticlímax, após as pesadas penas de prisão para alguns líderes seus já em marcha para o ostracismo... A Operação Porto Seguro, no entanto, veio varrer as expectativas de calmaria".
O jornal nem esconde que o julgamento do "mensalão" visou interferir nas eleições e lamenta que não tenha atingido o seu intento. "O PT colheu bom resultado nos pleitos, dadas as circunstâncias, com a vitória em São Paulo. A popularidade da presidente Dilma Rousseff não se abalou". Daí a sua alegria com a descoberta, pela Polícia Federal (é bom frisar!), de um novo escândalo de corrupção. Para o jornal, o caso desgasta Lula, que "nunca aposentou o apetite pelo poder" e pode até disputar o governo de São Paulo. Haja medo!
"Calunistas" com passe livre para matar
O ódio ao ex-presidente fica mais explícito nos textos de alguns "calunistas", mais realistas do que os reis e com passe livre para matar. Um blogueiro psicopata da famigerada revista Veja já decretou que Rosemary é a "mulher do Lula", numa insinuação maldosa que ele nunca fez a respeito da "mulher de FHC"! Também apavorado com as eleições em São Paulo, ele sugere que Lula indique "a sua mulher" como vice. "É tão longeva a parceria de ambos que certamente trabalhariam de modo muito afinado caso o eleitorado acolha o casal", rosna o pitbull da Veja.
Já Josias de Souza, o colunista da Folha que transita no ninho tucano, conclui que o ex-presidente é um mentiroso, quando diz que foi "apunhalado" pela ex-chefe do gabinete da Presidência. "Tido como gênio da arte da política, ele revela-se, a cada novo escândalo, um precário formador de equipes. Se vivo fosse, o cronista Nelson Rodrigues diria que, nessa matéria, Lula é um débil mental de babar na gravata". De fato, tem muito gente babando, mas é de ódio contra o ex-presidente! O clima não vai ser acalmar nem com as festanças do final do ano.
Fonte: Blog de um sem-mídia
7 comentários:
Sempre bom ler-te (reflexões...).
2/12/12 08:29O ódio, a inveja, mostra a anterioridade do “falo” no mundo das relações humanas. Essa inveja do pênis nas teorias freudianas só existe e, só foi estudada na gênese da sexualidade feminina, mas se pode afirmar que no mundo das relações humanas, entre homens existe de forma significativa o desejo do poder. Poder que desperta inveja e, que os fazem desejosos de serem líderes e ídolos tais quais os outros o são. Dessa forma vão-se construindo, elegendo e destruindo ídolos e líderes de acordo com os desejos de construir, eleger ou destruir com a “nossa peste emocional”. Em o “O assassinato de Cristo” Reich (1991), explora o significado da vida de Cristo e revela o flagelo universal que causou sua agonia e morte: a peste emocional da humanidade.
É justamente este emocional desvirtuado no seu significado que deteriora aquilo que existe de bom na essência das relações com os nossos líderes e ídolos. A inveja nos postulados Kleinianos, segundo Roudinesco (1999), designa um sentimento primário e inconsciente de avidez em relação a um objeto que se quer destruir ou danificar. (Reinadi Rodrigues Sampaio. Os líderes e as emoções, 2005.)
Ódio...
(Inveja... Ciúme... Ou Despeito... Farinhas de um mesmo saco)
Ódio...
Derradeira fronteira de uma hipocrisia assumida,
Ou dissimulada...
Em laivos de cegueira pura,
De medo sufocado por não saber
O porquê desse sentimento
Que maltrata a quem se destina,
Tanto quanto, ou mais, a quem o sente...
Quem olha, mas não quer ver.
Há quem vê, mas baixa o olhar.
O ódio mina...
Fere,
Desgasta,
Apaga e mata.
É demoníaco, vos consome,
E humilha até a alma.
Mostra o vosso lado sombrio,
Ácido,
Doentio,
Sufocante.
Ódio...
Uma prisão sem muro da vossa alma...
Cujos portões são trancados pelos cadeados do medo
Forjado, no fogo que inflama,
Todas as úlceras que podeis suportar.
O ódio é a última fronteira antes da loucura.
As palavras... Levam-nas o vento,
Não são espelhos onde eu possa olhar nos olhos
E neles ver refletida a vergonha encoberta
De uma realidade que vos humilha,
Por abrigar tal sentimento.
A ódio é o pior de qualquer eu
E de tudo que abomino.
Ódio...
Vive dentro de tudo,
Cola-se como visgo,
Asfixia,
Sufoca,
Até mirrar a vossa mente,
Ferver o vosso corpo!
Até gelar o próprio inferno!
E, mesmo assim... Apesar de tudo isto
Ainda se sente...: Ódio
Reinadi Rodrigues Sampaio.
_____________
Feliz dia de domingo.
O autor dessa matéria descreve, literalmente, a verdadeira realidade dos fatos!
2/12/12 08:37Lula é totalmente inocente nos casos de corrupção que vem acontecendo com pessoas do quadro do PT;
Lula nem sonha das maracutais de Zé Dirceu, Genoíno e cia ;
Lula não tem nenhuma aproximação com Rosemary;
Lula nem imagina que seus amigos do PT que foram julgados no STF são capazes de articular falcatruas;
Lula tem as mãos limpas e vive apenas doações de amigos;
Todos os atos de corrupção que estão acontecendo com pessoas do PT, é invenção da imprensa e perseguição da Polícia Federal.
Lula é um Santo!
A política , infeslizmente, em todos seus níveis tem diversos interesses, menos o coletivo. Mas aos poucos as coisas mudam, o poder muda, tudo faz parte de um processo (longo processo, desde que os sere s humanos vivem em comunidade). E o cenário muda, quando as pessoas passam a participar deste cenário. Dilma falou"a corrupçao sempre haverá, podendo dificultar com a burocracia" Será que na monarquia, ditadura, agora na republica ... collor, itamar ,fhc, lula e dilma ( todos e em tudo tem grande corrupçao, antes difícil de localizar por não se ter a informática) estamos tendo acesso aos documentos e transparencia...
3/12/12 12:37Depois de tudo isso passei a acreditar em Papai Noel, Saci Perere, Duende, Mula sem Cabeça,etc...Tenho dito, ninguém em sã consciência pode enganar a si mesmo, mas, o fanatismo cega e a hipocrisia acalenta a alma dos que desejam beber do suor e do sangue do trabalhador no cálice do poder, servido gentilmente através da politica.
4/12/12 22:04A verdade deve vir á tona, doa em quem doer.O povo é que não ser traído todo o tempo msem que os responsávies, sejam quem for, sejam punidos.
7/12/12 12:06o santo está no céu
12/12/12 22:08PAPAI NOEL VAI VISITAR A REDAÇÃO DESSE JORNAL E SEUS ARTICULISTAS TRATEM DE BOTAR O SAPATINHO NA JANELA, POIS VÃO GANHAR PRESENTINHOS.
20/12/12 11:46Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!