Ele é notícia, traz audiência, atrai anunciantes: Nike, Volkswagen, Panasonic, Tenys Pé Baruel, Lupo, Ambev, Claro, Unilever, Banco Santander, Baterias Heliar...
Todo mundo quer associar sua marca à imagem de Neymar da Silva Santos Junior, o craque do Santos. Como jogador, ninguém discute seu talento, o cara joga demais. E, além disso, o jogador tem se mostrado também que é um espetáculo midiático. Ele atrai pessoas, lança moda, gera audiência e as marcas anunciantes, que não são bobas e têm orçamentos de marketing astronômicos, querem vincular sua marca ao jogador.
As pessoas bebem mais guaraná porque Neymar bebe também? Quantas camisas do Santos (agora com o símbolo da Nike) venderão? As pessoas levarão em consideração a compra de uma TV da Panasonic porque eles colocaram o jogador num comercial? As pessoas abrirão mais contas correntes no Santander se o banco associar sua imagem com a marca de Neymar? Essas perguntas certamente foram feitas nas vice-presidências executivas dessas empresas.
A imprensa carrega nas tintas quando fala de Neymar. Todos elogiam exageradamente o craque, expõem o jogador e criam quadros inteiros de programas apenas para falar dele e jogar confete. No entanto, em sua curta história no futebol até aqui, pouco mais de três anos, Neymar já se envolveu em alguns momentos turbulentos. Seja em discussões com árbitros em campo, onde o jogador ironizou com palminhas a decisão do homem de preto.
Seja com técnicos, onde o coitado do Dorival Junior sacou o craque do time do Santos por causa de seu mau comportamento em campo. Quem Dorival Junior pensa que é para colocar no banco a maior estrela do futebol brasileiro e nossa galinha dos ovos de ouro? Certamente, essa pergunta foi feita por Wagner Ribeiro (empresário do craque) ao presidente do clube. A diretoria do Santos botou o técnico no olho da rua.
Seja com técnicos, onde o coitado do Dorival Junior sacou o craque do time do Santos por causa de seu mau comportamento em campo. Quem Dorival Junior pensa que é para colocar no banco a maior estrela do futebol brasileiro e nossa galinha dos ovos de ouro? Certamente, essa pergunta foi feita por Wagner Ribeiro (empresário do craque) ao presidente do clube. A diretoria do Santos botou o técnico no olho da rua.
O fato é que hoje tudo é conduzido de forma muito profissional e minuciosa. Esses jogadores são orientados sobre absolutamente tudo, sobre o que vestir, onde frequentar, como se relacionar com a imprensa, com quem ser visto e tudo mais que qualquer celebridade mereça. Mas por mais que se faça todo esse trabalho de media training e construção da marca do jogador, eles são seres humanos, e seres humanos são caixinhas de surpresas.
Quem garante que Neymar não pode aprontar alguma, ou se envolver em escândalos? Ninguém pode garantir isso. Nem psicólogos nem psicoanalistas. E, pelo visto, várias marcas estão assumindo esse risco, em nome do potencial de faturamento e força de marca que ele traz. Até outro dia, Neymar era um menino franzino, tímido e coadjuvante. Hoje é uma mega-estrela e que abriu mão de jogar no glamoroso futebol europeu para continuar aqui no Brasil que é a sétima economia do mundo e sede da próxima Copa do Mundo. Só o tempo nos dirá se foi uma decisão acertada. E os tracking de pesquisa dos patrocinadores dirão se valeu a pena ou não.
Midia de esportes
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