Pesquisar no blog!




Guaribas onze anos depois

1/21/2014

Na microrregião de São Raimundo de Nonato-PI , fazendo divisa com  Pilão Arcado-BA, a  piauiense Guaribas tem um dos menores PIB per capita do Brasil. 

Ficou nacionalmente conhecida pelo desafio lançado pelo ex-presidente Lula em 2003 de acabar com a fome e a miséria, quando escolheu o município de Guaribas, como pioneiro, para implantar o programa Fome Zero. 

Seus aproximados cinco mil habitantes, até então eram ignorados.  Tinha, naquela época, o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil (IDH): 0,214.  Somente para efeito de comparação, o País com pior IDH do mundo é Níger, na África, com índice 0,304. 

Hoje, quase 90 por cento dos habitantes de Guaribas recebem o Bolsa Família. São em torno de  mil famílias beneficiadas. O IDH saltou para 0,508. 

Guaribas ganhou água encanada, agência bancária, uma unidade básica de saúde, mais escolas e ruas calçadas. A fome praticamente desapareceu. Mas a dependência do cartão de benefícios aumentou, a demonstrar que o município saiu da miséria mas os infortúnios persistem.

Enganam-se os que pensam que a presidente Dilma Rousseff bateu recorde de votos em Guaribas. Carnaubeira da Penha no estado de Pernambuco, por exemplo, deu 92% dos votos válidos à petista.


1 comentários:

Anônimo disse...

A equação é fácil de resolver , vejamos:
A= Miserável, B= Bolsa família=> A+B= Desenvolvimento
Se, B=0, A=Miserável. Até quando essas pessoa vão permanecer na condição de miseráveis, dependentes (que por vezes pode se chamar de viciados) do assistencialismo, respondo, enquanto tiverem titulo de eleitor.

21/1/14 15:53

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!