Pesquisar no blog!




Ministra diz entender a campanha mas não incentiva Daniel Alves e Neymar

4/29/2014



Para a ministra, independente da frase, a atitude de Daniel Alves foi positiva

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, comentou a campanha contra o racismo surgida depois que o jogador Daniel Alves, do Barcelona, comeu uma banana jogada por um torcedor em sua direção no campo. A frase #somostodosmacacos pode acabar reforçando o estereótipo contra os negros.

"Essa imagem do macaco associada à pessoa negra é uma imagem muito poderosa. E se você assume essa imagem como válida, corre o risco também de reforçar o estereótipo. Eu entendo a campanha e a motivação da campanha, mas não é possivel assegurar que ela tenha o sucesso necessário para reverter a representação negativa que a palavra 'macaco' tem quando associada à pessoa negra", afirmou Bairros. "Ela não consegue ser mais poderosa do que o significado original, percebe? Esse é que é o problema. Eu reconheço a boa intenção, mas essa imagem é uma imagem poderosa demais. Vai ter que trabalhá-la mais para poder desconstrui-la", acrescenta.

Para a ministra, independente da frase, a atitude de Daniel Alves foi positiva. "Com seu gesto, ele esvaziou a atitude discriminatória da torcida naquele momento. Como uma resposta, para o momento, foi perfeita. É uma forma que você tem de utilizar o 'bom humor', entre aspas, para ridicularizar a atitude racista", diz.

A campanha foi iniciada pelo também brasileiro Neymar, com ajuda de publicitários, depois do gesto de Daniel Alves. Logo, se espalhou por todo mundo entre celebridades, pessoas comuns e no mundo do futebol, com muitos divulgado fotos comendo bananas.

Daniel também aderiu à campanha. "Meu Brasil Brasileiro, Verde, amarelo, preto, branco e vermelho. Somos um povo alegre com samba no pé, e é com alegria e ousadia que a gente tem que se manifestar. Olha a banana, olha o bananeiro… sou baiano, sou brasileiro… estamos mais fortes do que nunca, o sorriso é a nossa proteção, a musica é a nossa espada", postou o lateral baiano.

Correio da Bahia


 

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!