Pesquisar no blog!




Obras de transposição do Rio São Francisco estão a todo vapor

5/08/2014

 

As obras de transposição do Rio São Francisco, que deverão garantir água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, ganharam ritmo  e deverão ser concluídas até 2015. A garantia foi dada nesta terça-feira (6) pelo ministro da Integração, Francisco Teixeira.

Assim como em março, quando esteve pela última vez no Senado para tratar do tema, Teixeira afirmou que 75% das obras do Projeto de Integração do rio serão concluídos até dezembro. Segundo o governo, 57,8% do total previsto já estão concluídos, um avanço de 2% de março a abril.

O balanço das obras de transposição do rio São Francisco foi apresentado em audiência pública da comissão criada no Senado para acompanhar o projeto do governo federal. Segundo o Ministério da Integração Nacional, mais de 10 mil funcionários trabalham atualmente nas obras que incluem recuperação de 23 açudes, construção de 27 reservatórios, além de nove estações de bombeamento, 14 aquedutos e quatro túneis exclusivos para a passagem de água.

— Estamos trabalhando dia e noite no Eixo Norte e vamos começar a trabalhar em maio dia e noite no  Eixo Leste, porque qualquer dia que a gente antecipe nas obras vai amenizar o sofrimento que a população está vivendo – disse o ministro.

As obras atingem atualmente seu ápice de execução.Orçado em cerca de R$ 8 bilhões, o projeto, iniciado em 2007, contempla 477 quilômetros de canais (mais do que a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo), formando os eixos Norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB), e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB) que conduzirão a água no semiárido nordestino. Com 28% da população brasileira, o Nordeste tem apenas 3% da disponibilidade de água e uma irregularidade na distribuição de recursos hídricos.

Segundo o Ministério, as obras do Eixo Norte funcionam 24 horas por dia: em Salgueiro (PE), em Cabrobó (PE), em Jati (CE), em Mauriti (CE), em Brejo Santo (CE) e em São José de Piranhas (PB).

Agência Senado

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!