Na
hipótese de um assalto a ônibus, o passageiro que foi roubado poderá pedir o
ressarcimento do valor perdido à empresa de transporte. Desde
que apresente provas do ocorrido.
O Código de Defesa do Consumidor diz que "os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos."
Da maneira que o serviço de transporte é pago por meio da
tarifa de transporte urbano, o passageiro, que tem a posição de consumidor, tem
o direito à segurança e ao serviço de forma correta. A partir daí, as vítimas
podem entrar na Justiça, por meio do juizado especial de pequenas causas para
ter o seu direito. Uma das maneiras de prova o assalto é com as imagens
registradas por câmeras de segurança dos coletivos
O
pedido a ser analisado pela justiça tem amparo no disposto no artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor ao estabelecer que os serviços públicos e concessionários, precisam ser oferecidos com a
adequação correta. Desde que as empresas não comprovem o que estabelece o Código, terão que promover o
ressarcimento e a reparação de danos sofridos pelos cidadãos lesados. E isso é
direito do consumidor.
Fonte: Ibahia

0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!