Pesquisar no blog!




Jair Rodrigues na era dos festivais da canção

5/28/2015

 
 
 
Outubro de 1966. No dia 10, uma segunda-feira, o Brasil submetido pela ditadura militar à  eleições indiretas para presidente da República era também de aplausos na noite do Teatro Record em São Paulo. Com o teatro superlotado e um público de milhares de pessoas, muitas aglomeradas em ruas próximas, o Festival da Música Popular Brasileira chegava à finalíssima.
O vozeirão e o carisma do cantor Jair Rodrigues ajudaram o improvável virar realidade. Defendida por Jair, “Disparada”, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, empatou com a popularíssima “A banda”, de Chico Buarque, interpretada por Nara Leão. As duas músicas vencedoras, desde o ínicio do festival, atraíam a simpatia de todo o público, mas “A banda” era a preferida, a ponto de o disco sumir das lojas do Rio em poucas horas, no dia seguinte à decisão dos jurados.
O júri, composto por nomes como Júlio Medalha, Mario Lago, Paulo Vanzolini e César Camargo Mariano, deu outro prêmio a Jair Rodrigues. O ex-crooner de boates de São Paulo foi escolhido o melhor intérprete do festival. Já o prêmio O GLOBO de melhor letra ficou com Caetano Veloso, para a canção “Um dia”, interpretada por Maria Odete.
Eclético nas suas mais de cinco décadas de carreira, Jair Rodrigues transitou por várias vertentes da MPB, do samba-enredo e da bossa nova até as serestas. Depois do sucesso de interpretações dos primeiros sambas e dos festivais da canção, Jair Rodrigues nos últimos anos incluiu no repertório novas experiências. Parceiro de Elis Regina em vários sucessos, incluindo o programa “O fino da bossa”, na TV Record. Ele se aproximou do sertanejo, sempre conquistando plateias.
Para músicos e pesquisadores, o cantor, morto aos 75 anos em 8 de maio de 2014, é considerado uma espécie de “pai do rap”. Com seu estilo bricalhão e a irreverência de um showman, o título vem da gravação original do samba “Deixa isso pra lá”, hit lançado em 1964 e inspirador da nova geração.
 

                                                                   Acervo MPB




0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!