Indubitavelmente o mundo passa por
uma revolução nas relações humanas. Após o advento da internet, nasceu
um novo mundo, virtual e até de fake news, a arrebatar as pessoas a
terem contato imaginário, mentalizado, com outras de todos os cantos e
recantos do planeta.
É possível ter amigos de fato para o que der e vier, mesmo que não tenhamos contato presencial. Isso parece ser de menor importância para um grupo que vive virtualmente. Confesso que resisti por muito tempo até a usar o telefone móvel, cognominado celular, gostava de fazer minhas visitas na condição de testemunha ocular. Mas fui compelido a usar o celular, até para aproveitar e aplicar a mim mesmo a teoria sociológica de Gabriel Tarde.
Vejam, senhores e senhoras, o pensador francês já preconizava, em meados do Século XIX, que a multidão é organizada pelas opiniões comuns através dos meios de comunicação e mesmo não havendo contato físico entre si carrega a potencialidade de se organizar e exercer formas de poder. Tudo isto no âmbito da sociologia pensada pelo feliz conterrâneo de Brigitte Bardot e Catherine Deneuve e porque não dizer, de Charles De Gaulle e do craque Mbappé do Paris Saint Germain,
Foi assim que a vulgarização, com nuanças de aviltamento, dos computadores aconteceu, derivando na criação de redes sociais e WhatsApp havendo mudança significativa para um grupo que buscava ser ouvido, ser visto e tocado.
Se antes o bate-papo e as mensagens se resumiam às salas de portais, quiçá nos bancos das pracinhas de algumas cidades, hoje quem tem computador passeia pela rede de conversas teclando com gente daqui, d’alhures, d’outras plagas e d’além mar.
Há, contudo, um mundo preto e branco, fora da vida virtual. Em frente aos nossos olhos existem seres humanos de contato autêntico e todo mundo sabe disto.
Não tenho preconceito contra bordões. Uso-os frequentemente, sem cometer nenhuma heresia. Por isto vou repetir que este mundo virtual não é nada e não será coisíssima nenhuma sem o contato real, verdadeiro, efetivo, pele com pele, para quem anda em busca de alguma busca
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!