Pesquisar no blog!




Decretada situação de emergência nos municípios de Jacobina e Lençois

4/02/2019



Moradores das cidades de Lençóis e Jacobina, na região da Chapada Diamantina, viveram momentos de apreensão na madrugada desta terça-feira (2), devido às fortes chuvas que derrubaram pontes e casas e deixaram cerca de 20 famílias desabrigadas, o que levou as prefeituras desses municípios a decretar situação de emergência. Não houve feridos.


Com mais de 80 mil habitantes, Jacobina foi a mais atingida. Segundo informações da prefeitura, caíram na cidade 180 mm de chuva – a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) divulgou 140 mm, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 110,4 mm.

O Rio do Ouro, que corta o município de Jacobina, transbordou e em algumas partes da cidade, como no bairro Leader (o mais atingido), as águas chegaram a quase 1 metro. Segundo a prefeitura, três casas foram parcialmente ao chão, e as famílias tiveram de ser resgatadas às pressas. Elas foram levadas para casas de parentes.

Em Lençóis as chuvas que caíram na madrugada desta terça-feira não fizeram o rio homônimo que corta a cidade transbordar, mas causaram danos em diversas residências. Até o momento, há 16 famílias desabrigadas que foram levadas para prédios alugados pela prefeitura, e outras serão retiradas de áreas de risco.


“Essa quantidade de desabrigados pode aumentar ainda, pois vimos que há situações em que as pessoas não podem mais ficar nas casas devido ao risco de desabar. Há mais previsão de chuvas até para hoje ainda”, disse o secretário de Meio Ambiente de Lençóis, Andrés Yglesias.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!