Pesquisar no blog!




O POVO NÃO SE ESQUECE DE JUDAS

4/20/2019



No Brasil, o exemplo mais contundente do traíra refere-se, talvez,  a Joaquim Silvério dos Reis que durante a conjuração mineira delatou Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes,  à Coroa Portuguesa, em troca de benefícios próprios. Graças a essa delação, Tiradentes foi enforcado, esquartejado e declarado infame até a 3ª geração. 

Seus pedaços foram expostos, espalhados  e pendurados em estacas pelas estradas de Minas Gerais. Sua casa foi demolida e no seu lugar ergueu-se um "padrão de infâmia". O Império Brasileiro do Século 19  destruiu o "padrão" mas não reconheceu o herói. Só com a República o 21 de Abril transformou-se em  dia da independência.

Joaquim Silvério dos Reis é insuperável, no Brasil, como a síntese suprema do traidor, o mais vil de todos os que renegaram amigos e ideias, para mudar de lado. Porém, mais cedo ou mais tarde, a traição cobra o seu preço. Tanto é que todos esses traidores históricos acabaram atirados no próprio lixo da iniquidade, pelo horror e pela canalhice que fizeram.

Na história recente da política brasileira, as traições pontuam ao lado das grandes manifestações de lealdade e fidelidade. Torna-se necessário, portanto, concordar com o Abraham Lincoln quando ele disse que a melhor maneira de testar a confiabilidade de um homem é dando-lhe poder.

Por isso, a confiança e lealdade são palavras mágicas, imprescindíveis para o sucesso de um homem público.

De todos os sentimentos humanos, a traição é o que causa marcas mais profundas. Apesar de tanto tempo, o povo não esqueceu Judas. E nem esquecerá, também, de alguns homens públicos, aqueles que até mesmo com a perspectiva de angariar o poder e seus desdobramentos, correm para trair suas próprias palavras, sua própria história e seus próprios amigos. Eles 
não tem doutrina partidária e vivem à mercê da melhor oferta e oportunidade.

Não há dúvida: a traição faz e sempre fará mais mal ao traidor do que ao traído. 

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!