Pesquisar no blog!




Por que alguns benefícios não chegam a Xiquexique?

4/28/2010

Deu no site de comunicação do Governo da Bahia:

O Programa CrediBahia inaugura, nesta quarta-feira (28), às 11h, no município de Mundo Novo, mais um posto de atendimento, localizado na avenida Osvaldo Ribeiro. Na próxima sexta (30), às 16h, será a vez de Gandu, na rua Desembargador Perílio Benjamin (Shopping Gan).

Com as duas novas unidades, aumenta para 173 o número de municípios beneficiados com o programa administrado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com a Desenbahia realizando toda operação financeira.

O CrediBahia visa aumentar a oferta de crédito para micro e pequenos negócios, permitindo a manutenção e a ampliação das alternativas de trabalho para a parcela da população que tem maiores dificuldades de acesso ao crédito em bancos e agentes financeiros.

Nota do Jornal A Voz: O que chama a atenção nessa matéria é a falta de representatividade, ou falta de interesse que o nosso município tem em conseguir obras e benefícios que gerem renda e trabalho para o sofrido povo dessa terra.

Não é o caso de se tirar o mérito do calçamento de uma rua, da aquisição de um ônibus ou da construção de uma creche. Mesmo que a maioria das obras que acontecem em Xiquexique tenha origem ou parceria federal/estadual, nenhuma dessas que aqui chegam é para tentar resolver a questão do desemprego na cidade.

Será isso falta de visão empreendedora? Uma vez que seriam benefícios para alavancar o desenvolvimento econômico, advindo da aquisição de renda. Ou seria uma forma de manter o povo subserviente ao poder público municipal?

O que vier, é muito bem vindo, mas Xiquexique precisa de obras que mudem, de fato, a vida das pessoas...

14 comentários:

Eleitor Xiquexiquense atento disse...

É muito cinismo dessa oposição em Xique-Xique! Acordem! Acordem!
Há muito tempo voces tem o privilégio de ter: Presidente da República, Governador do Estado, Coordenador do Distrito da região, deputados estaduais e federais eleitos e que tiveram muitos votos em Xique-Xique na última eleição e nada fazem para buscar obras e investimentos?
Ficam só, pragmaticamente, reclamando do prefeito e de um só deputado?
Cadê os representantes "legítimos" do governo em Xique-Xique?
Se pensam que oposição é só pra reclamar das obras e projetos de um gestor, estão, redondamente, enganados e os resultados desta prática reflete a cada eleição!
Aproveitem desta circunstância política/administrativa e peçam obras e investimentos para Xique-Xique e deixem de pregar o subterfúgio.
O governo estadual do PT, até agora, nada fez por Xique-Xique, as vezes que aqui veio só prometeu, o governo federal, através do empenho de Geddel tem trazido muitas obras, cadê as obras do governo estadual? Cadê a promessa da parcela do governo da Bahia no calçamento de Nova Iguira? Cadê a reforma prometida do Hospital Julieta Viana? Cadê a construção do lado esquerdo da entrada da cidade que foi prometida em público pelo Sr. Jaques Wagner? Cadê as obras da reforma da Estrada do Feijão em nossa região?
E continuam as promessas... Promessa de implantar em Xique-Xique investimentos para o beneficiamento da cera de carnaúba e outras promessas...
Até quando conviveremos com estas promesssas e mentiras?
Cadê os "legítimos" representantes do governo ou dos governos que nada fazem e só reclamam?
Acordem!

28/4/10 08:03
Marco Valle disse...

Eleitor xiquexiquense.

Concordo com você em quase tudo. Entretanto, em relação a Geddel tenho que discordar.

Acredito que quando se refere ao "empenho de Geddel" você esteja enfatizando o Projeto do Baixio de Irecê (nada contra o município de Irecê, mas não tem razão de ser essa nomenclatura). É importante lembrar que a retomada das obras daquele projeto não foi algo conseguido por ele, mesmo porque antes mesmo do referido ministro assumir a pasta do ministério da integração nacional, isto já era algo previsto no programa de aceleração do crescimento (PAC). Assim como o projeto Salitre, no município de Juazeiro. O que aconteceu na verdade foi um oportunismo por parte de Geddel, que desde sempre almejou chegar ao governo do estado e necessitava projetar o seu nome em determinadas regiões do estado onde o mesmo era mero desconhecido.

28/4/10 08:20
Marco Valle disse...

Concuindo...

Todo mérito neste caso é do governo federal.

28/4/10 08:30
Marco Valle disse...

Quanto a nota do jornal A voz,

"O que vier, é muito bem vindo, mas Xiquexique precisa de obras que mudem, de fato, a vida das pessoas..."

Resta saber se as pessoas daqui querem de fato mudar de vida. Me desculpem os conterrâneos, mas vejo muito pouca vontade das pessoas quererem mudar da situação em que se encontram. Eu acredito que toda e qualquer mudança para que seja efetiva tem que primeiro partir do povo e não o contrário. O que vejo sempre é um povo "esmorecido" sem muita vontade de trabalhar.
Veja nossas áreas agrícolas, como elas se encontram... Não vou mais comentar sobre isso, porque já o fiz em outro post.
Essa é minha opinião.

28/4/10 08:55
Maricélia disse...

Essa é a sua opinião mas não é a minha.
O povo de Xique-Xique não é "esmorecido" como você o qualificou.
O desenvolvimento de um País, de um Estado ou de um Município é diretamente proporcional à qualidade de vida, que se adquire com uma boa educação. A oferta de empregos somente será possível com o surgimento de empresas que absorva a mão de obra. O Baixio de Irecê poderá nos oferecer renda de forma direta ou indireta.

28/4/10 09:22
Mônica disse...

Tomara que Marco e Maricèlia não entre numa discussão pessoal de novo e desfoque o tema com troca de farpas, para que os administradores não precisem agir.

No tocante as obras estaduais que não chegam a Xique-Xique, devemos lembrar que tudo passa pelas mãos da prefeitura. É o gostor quem busca e faz a parcerias.
Esta de representante legítimo do governo é conversa para enganar besta. Quem representa o município junto ao governo estado e federal é o prefeito. E como seu pai pulou para a base do governo, sendo majoritário em Xique-Xique, ele passa a assumir as responsabilidades mais que todos.

Sabemos que é difícil qualquer intervenção no município sem a participação da prefeitura. Assim, ou tudo passa pela manipulação do prefeito ou nada chegará a Xique-Xique, porque a família braga não deixa ninguem meter a cara pra não se sobresair.

Veja o exemplo do Hospital São Rafael. Quem não sabe que hoje não temos o Hospital São Rafael em Xique-Xique simplesmente porque a família braga não teria o comando.

Acordem mesmo, oposição e sutuação, Xique-Xique ta afundando enquanto vocês apenas defendem seus interesses e seus chefes com discussões vazias.

28/4/10 09:48
Anônimo disse...

Ao contrário da afirmação do primeiro post, a reclamação é legítima pois se o deputado reinaldo teve a maioria dos votos em Xiquexique e ainda fez parte da base do governo, porque não pode ser cobrado por isso?

Se o governador não trouxe, um dos motivos é porque ele é um deputado barato que ao invés de correr atrás de obras relevantes, troca seu voto apenas pela garantia de seus cargos.

Não to eximindo os outros deputados e representantes da responsabilidade, mas a cobrança é proporcional ao tanto de votos e eleições seguidas que o deputado teve.

A propósito, você acha que as obras advindas dos esforços do deputado são proporcionais ao tempo que ele esta no poder?

28/4/10 10:52
Marco Valle disse...

Quanto ao Baixio de Irecê, o povo da nossa cidade será apenas empregado das grandes empresas que irão explorar o projeto - isso se estas empresas não trouxerem os seus próprios empregados ou os contratarem em outras regiões, porque, caso vocês não saibam os xiquexiquenses têm fama de preguiçosos (e não sou eu que estou dizendo isso). O capital gerado será todo investido fora do município , teremos que nos contentar no máximo com os 5% gerados por ocasião de arrecadação o ISS pela prefeitura. Sem contar que a maior parte do projeto contempla áreas fora do nosso município (a maior parte das terras estão no município de Itaguaçu da Bahia). Além do mais o escoamento da produção seguirá por outras vias, que darão acesso diretamente a BA 052, já próximo ao município de Irecê.


Como já disse oportunamente, respeito a opinião de todos. Por conseguinte quero que respeitem a minha também. É questão de civilidade.
Se você discorda dela, pelo menos apresente argumentos plausíveis e não devaneios baseados em "achismos". E faça isso de maneira digna, sem agressões.

28/4/10 11:02
Mariana Ferreira disse...

Vejo que os debates aqui vêm tendo um nível aceitável.
Parabéns aos leitores e aos blogueiros.

É bom poder debater assuntos sobre nosso município sem agressão e também ficar informada com pontos de vista diversificados.

Todos os políticos votados em Xique-Xique têm responsabilidada com o município, mas sem dúvidas, é maior a responsabilidade de quem foi majoritário na votação.

Com isso o povo não deixa de ter grande responsabilidade também, fazendo sua parte, cobrando e votando correto.

28/4/10 11:18
Consumidor Revoltado disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Consumidor Revoltado disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
A Voz disse...

Comentário das 11:46 excluído por acusação e ataque a particulares.

Qualquer acusação feita através de comentários tem que ter identificação comprovada através de e-mail e como seguidor do Blog.

28/4/10 13:04
Anônimo disse...

Está ai mais uma prova de que ser sindicalista e ter barba não é condição para ser político, muito menos governador. O eleitorado que elegeu este senhor Jacques Wagner é absolutamente irresponsável, e agora sofre as conseqüências de sua irresponsabilidade. Todos nós temos nossos limites de capacidade intelectual e gerencial. Político que não tem capacidade gerencial é um desastre, como podemos ver na Bahia (e alhures no Brasil). Falta a esta gente, principalmente, educação e formação humana para ser poloítico.
Minha querida avó chamava isto de “falta de berço”.

28/4/10 13:24
Anônimo disse...

Boa Tarde.

Pouco acompanho as reuniões da Camâra de Vereadores, mas a ultima vez que estive lá eu saí decepcionado. Não por brigas ou coisas deste tipo, mas ver a situação que eles se encontram.

Enquanto os vereados da situação falavam e apresentavam alguns "projetos" deles, os da oposição ora dizia que votaria junto com a situação, pois seu voto contrario nao iria fazer diferença, e o outro vereador tambem da oposição ficava quase que de costa para o presidente e seus colegas para ficar olhando para uma bela morena que ali estava presente. Chegamos ao ponto do presidente solicitar que ele ficasse de frente.

O que vemos ainda é a falta de projetos. Vereador de oposição em Xique-Xique é para fiscalizar contas, nada mais. E é uma pena.

28/4/10 16:16

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!