Pesquisar no blog!




Agropecuária é a alternativa para Xiquexique

5/30/2010


Nos primórdios das civilizações antigas a criação e o plantio na região do Oriente Médio eram quase inviáveis, devido ao clima árido. Mas os povos que ali habitavam perceberam que os solos localizados às margens dos rios Tigre e Eufrates eram bastante férteis, devido à deposição de matéria orgânica e sais minerais nos períodos das cheias.

O mesmo ocorre de forma parecida em nossa cidade. As pequenas propriedades agrícolas e também alguns latifúndios são bem próximos do rio São Francisco, e com a utilização de um sistema de irrigação, comum aos produtores de Xiquexique (motobombas que fazem a sucção da água para ser levada até as áreas de plantio com a ajuda de canos), o abastecimento é garantido.

Poderíamos dizer que Xiquexique é um município bastante privilegiado em relação a muitas cidades do interior do nordeste, que sofrem quase durante o ano todo com a seca. Além do contingente de áreas produtivas serem muito grandes, embora não sejam muito aproveitadas. Isso porque os donos de terras não possuem capital suficiente para investir em suas propriedades, ou estão com dividas em banco, como alguns plantadores de cebola que perderam suas produções em meados da década de 90 e tiveram um grande prejuízo. Xiquexique possui um grande potencial para desenvolver a agropecuária com sucesso, pois possui muitos meios naturais para desenvolver qualquer prática de cultivo (fruticultura) e também de criação (apicultura, entre outros).

Mas as leis de incentivo que vigoram nesse momento não amparam ao pequeno e médio agricultor, que são a maioria quase absoluta. Somente emissão de empréstimos não seria suficiente, e sim a assistência aos produtores durante os primeiros passos com a ajuda de profissionais qualificados (veterinários, agrônomos). E como aqui a criação de animais é de somente bovinos e caprinos, seria de bom grado outras técnicas e tipos de criação ser conhecidas e aproveitadas entre os produtores xiquexiquenses.

Também seria de vital importância à retomada das obras da escola Agrotécnica que foi paralisada, onde profissionais do ramo iriam ajudar na formação de agrotécnicos, e conseqüentemente os mesmos iriam ajudar a desenvolver a agricultura local. Dessa forma a cidade poderia tomar o mesmo rumo como cidades vizinhas (Barreiras, Irecê). Bastaria apenas que poder público prestasse atenção nas riquezas de nossa cidade.

Silas Eufrásio

3 comentários:

Anônimo disse...

Xiquexique e Barra têm condições edafo-climáticas semelhantes, iguais, mesmo. São municípios banhados pelo Rio São Francisco, na maior parte dos seus territórios. Água a rojão.

Mas, porque, por que não têm agricultura e alguma indústria dela derivada forte, como em Petrolina? Simplesmente por falta de estradas e outras estruturas que neutralizem os alagamentos na época das cheias.

A porcaria da estrada Barra-Xiquexique, em seu mais díficil trecho, destruida pelo rio em 2007 até hoje está do mesmo jeito. Solução: estradas e bancas.

30/5/10 05:37
Anônimo disse...

Nossa região é esquecida e abandonada. Só lembram daqui de quatro em quatro anos para pedirem votos.

30/5/10 09:23
Anônimo disse...

o povo da nossa cidade foi acostuma a algum tempo a viver de política. poucos são os que ainda se arriscam na agricultura, que continua sendo uma atividade de risco, por depender de elementos da natureza. qual dos políticos da nossa terra continuaram com suas atividades profissionais depois que entraram pra política? será que isso é um bom exemplo para os nossos jovens? acredito que não. não basta termos terras e água. é preciso pessoas capacitadas e, principalmente, motivadas para o trabalho no campo. esse é o grande problema de xique xique. sua população está a cada dia se desinteressando pelo trabalho na agricultura. infelizmente. e acredito que os maus exemplos da maioria dos políticos de xique xique contribui muito para isso, infelizmente.

30/5/10 16:24

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!