Pesquisar no blog!




Produtores de mamona da região de Irecê são capacitados pela EBDA

9/29/2010

Com o status de ser uma das principais produtoras de mamona do país, onde 80% dessa cultura é oriunda da região de Irecê, a Bahia, através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), capacitou os primeiros 100 agricultores familiares produtores de mamona da região. A ação tem como objetivo  otimizar os trabalhos de assistência técnica e extensão rural, como também melhorar a qualidade de vida do pequeno agricultor. 

A capacitação faz parte das diretrizes do Seminário Regional da Cultura da Mamona,que teve sua primeira edição na última quarta feira (22), na comunidade de Lagoa Seca, município de Iraquara, a 110km de Irecê, e segue até o final do ano. 

A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), o sistema eletrônico de emissão e transmissão do documento, benefícios de programas oferecidos pela EBDA e a importância da obtenção deste documento para acesso as políticas públicas da agricultura familiar, foram os temas abordados pelo engenheiro agrônomo da EBDA, Samuel Feldman, durante o seminário.

Já o engenheiro agrônomo Valfredo Vilela falou sobre a Cultura da Mamona, com foco no melhoramento genético, transferência de características agronômicas desejáveis, métodos de melhoramento. “Nosso objetivo é definir uma variedade para ser incorporado ao sistema produtivo do agricultor familiar; a EBDA tem a maior coleção de genótipos de mamoma, somando 856 materiais, que se encontra no Banco Ativo de Germoplasma (BAG), em Itaberaba. Essa coleção é utilizada para a obtenção de materiais superiores; trata-se de materiais adaptados, produtivos e que sejam mais tolerantes a pragas e doenças.”, comentou Vilela.
          
Para a Articuladora do Polo de Biodiesel da Chapada Diamantina e coordenadora do seminário, Leylla Neves Vieira, o evento teve como intuito a inserção do agricultor familiar no Programa Nacional de Produção do Biodiesel (PNPB), tornando o agricultor sustentável na sua produção. Fonte: -  

ASSIMP/EBDA

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!