Na manhã de hoje, aconteceu um grave acidente com um veículo de transporte escolar. A "veraneio" de placa policial conduzida pelo motorista conhecido como João de Calú, trazendo 12 alunos do povoado de Marreca Velha, trafegando no sentido povoado cidade, capotou e causou várias vítimas. O motorista faleceu e uma das estudantes adolescentes sofreu um profundo corte na cabeça além de uma perfuração no ouvido direito, com risco de perda de audição. Segundo apuramos junto ao Hospital Senhor do Bonfim, o motorista já chegou sem vida ao hospital, e a adolescente foi medicada, e enviada a um especialista no hospital de Irecê, Os outros estudantes, alguns nada sofreram enquanto outros sofreram ligeiras escoriações, sem maiores gravidade. Pelo que conseguimos apurar, inclusive conversando com estudantes que estavam no veículo, há duas versões possíveis: o motorista teria sofrido alguma mal estar, uma ataque cardíaco, e perdeu o controle do veículo. Outro estudante é de opinião que algum defeito mecânico teria provocado o acidente. A primeira possibilidade é reforçada pelo fato de que os estragos no veículo não foram tão grandes, que pudesse provocar a morte do seu condutor. Isso só será esclarecido em modo definitivo com a autópsia. Já a segunda versão é ratificada pela observação do veículo, que mostra o eixo cardam (a transmissão) desconectado na parte dianteira, o que teria provocado o acidente.
Em 16 de agosto passado, o BZ publicou (confira) a reportagem, XIQUEXIQUE: CALHAMBEQUES OU TRANSPORTE ESCOLAR, onde mostramos o estado precário de um ônibus que faz esse tipo de serviço, e fazíamos uma série de indagações.
Do grave e triste acidente, o mais importante é tirarmos as lições para evitar ou pelo menos diminuir a possibilidade de novas ocorrências. E aqui a nossa lista de sugestões.
• Os veículos contratados são fiscalizados ou inspecionados?
• Com que freqüência?
• Os motoristas estão devidamente habilitados, e dentro do período de validade?
• Bebem, fumam?
• São orientados a a conduzir seus veículos em velocidade compatíveis com as condições das estradas, etc...
Por último, as perguntas mais importantes:
• Com os recursos que dispomos, é possível melhorar esse serviço?
• Há um plano para a melhoria da atual frota?
Os nossos adolescentes e suas famílias agradecem.

1 comentários:
oi meu nome si chama bruno batista de sousa sou di marreca velhA todos min conheçen eu istou com muita saudade do meu lugar desejo boa sorte para todos mando um grande abraço para meue tios para meu avo manel para meus amigos meus primos ....ano que vem eu vou passeiar na minha terra natal um grande beijo tchau
22/12/10 09:57Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!