Com investimentos em mais de um milhão de reais, aconteceu no ultimo dia 09/11/10, o encontro de lançamento do projeto CIPAR - Centro Integrado de Apoio a Pesca Artesanal e como eixo de capacitação. A UNEB Campus Salvador ganhou o Edital para implantar a Incubadora de Cooperativas Popular, nos municípios de Xiquexique, Barra e Morpará para gerenciar os empreendimentos do CIPAR, como: Fabrica de gelo, Unidade de beneficiamento do pescado/Terminal pesqueiro, Caminhão frigorífico (já em Xiquexique), Central de Comercialização e Centro de Treinamento (Xiquexique); Adequação da Unidade de Beneficiamento em (Barra); Adequação do Entreposto com fabrica de gelo e beneficiamento (Morpará).
Estes eventos ocorreram nos dias 09/11/10 - Xiquexique, 10/11/10 - Barra e 11/11/10 - Morpará. E contou com as presenças dos Órgãos que segue: MPA - Ministério da Pesca nas pessoas do Superintendente Federal (Bahia) Onildo Carvalho Lustosa e Rafaela, técnica do Ministério e fiscal do Convênio entre o MPA e UNEB/SSA; UNEB através do Professor Mauricio Figueiredo Nogueira, coordenador do projeto da Incubadora e mais professora pesquisadoras (turismo e registro das manifestações culturais); CODEVASV representada por Antonio (engenheiro de pesca) e Bahia Pesca como empresa gestora dos empreendimentos.
Parceiros convidados e participantes: SineBahia, EBDA, ADAB, Prefeitura, Cooperativa dos Pescadores e Piscicultores, Associações, UNEB/Xiquexique e outros participantes.
Este projeto terá duração de 2 (dois) anos podendo ser renovado por igual período.
A equipe visitou as instalações da Bahia Pesca e do SEASA em Xiquexique na perspectiva de construção da Central de Comercialização do Pescado (mercado de peixe) como parte do empreendimentos do CIPAR.
Dando continuidade das ações: dias 29 e 30/11/10 - Barra / levantamento do potencial turístico e Oficina de Cooperativismo; 13 e 14/12/10 - Morpará / levantamento do potencial turístico e Oficina de Cooperativismo; 16 e 17/12/10 - Xiquexique / levantamento do potencial turístico e Oficina de Cooperativismo de Base Popular.
O projeto já recebeu investimento R$ 1.002.000,00 (através dos contratos de aquisição de um caminhão, 1ª Etapa da reforma do Terminal Pesqueiro com uma fábrica de gelo, Diagnóstico realizado pelo Instituto Federal da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Incubadora de Cooperativas/UNEB-SSA)
Este projeto tem como finalidade recuperar o estoque pesqueiro na região e introduzir a atividade da piscicultura como fator agregador de renda para os/as pescadores/as.
Este empreendimento será gestado por um Conselho Gestor intermunicipal, compreendendo os três municípios.
Informação Edison Ribeiro - Chefe de Unidade Territorial - BAHIA PESCA S/A Xiquexique - BA
16 comentários:
Parabéns Gal por esta matéria,até que em fim a Bahia pesca está dando seus passos para sair da banalidade pública,construído como se fosse um Elefante Branco,um imvestimento tão empreendedor para desenvolvimento da atividade principal da cidade,parabéns a gestão de Edison Ribeiro.
26/11/10 11:40E o prefeito noticia a informação no seu blog como se a piscicultura tivesse indo pra frente apenas por uma parceria bem sucedida entre governo e prefeitura.
26/11/10 11:42A prefeitura tem que ser parceira mesmo destes projetos, pois o grande beneficiado é o pescador e a obra é no município.
Agora querer enganar o povo como ser a prefeitura fosse o mãe da criança, ai já é de mais.
Pelo que entendi lendo as duas matérias, aqui e a do prefeito, os governos federal e estadual fizeram todo o investimento e a prefeitura tenta mostar que é resultado da parceria com a prefeitura.
Estamos de olho na verdade dos fatos.
Só falta agora para tudo dá certo, fazer uma varredura na colônia de pescadores e deixar apenas os pescadores cadastrados, os que de fato são pescadores, pois assim este terão seus direitos respeitados e poderão ainda usufruir destes benefícios trazidos pelos governos federal e estadual.
26/11/10 13:09Tem gente sugando os recursos que é para o pescador, inviabilizando a sobrevivência deste profissinais que agora parece que vão ser valorizados.
Parabens a Xique-Xique e aos governos Lula e Wagner pelos investimentos.
Governo federal está de parabens já o estadual ( que me mostre uma obra pelomenos ) Só lero, cade a estrada do feijão? cade a ponte do angico? Cade a ferrovia ? Cade todas as promessas de Vagner, so cuiuda
26/11/10 13:49Amigo se você não sai de Xique-Xique é problemas seu, pois basta ir só até o Morro do Chapeu e vai ver a estrada do feijão sendo toda reconstruida de Porto Feliz a Xique-Xique.
26/11/10 15:03Vá até a Barra e veja a ponde sendo consertada.
A ferrovia você se informa, pois, ela não passará por Xique-Xique e a mesma já foi licitada, esperando licença do Ibama.
Então, antes de falar o que não sabe, informe-se!
Será que a vitória esmagadora de Wagner, inclusive em Xique-Xique te deixou tonto?
Comenta-se que Xique-Xique tem cerca de 6000 pescadores cadastrados.
26/11/10 15:45Se isso for verdade é grave, pois sabemos que é um número elevado para um município com cerca de 45000 habitantes e que a pesca a muito tempo deixou de ser uma atividade forte no município.
Vejo a piscicultura como umas das saídas de viabilidade econômica para Xique-Xique.
26/11/10 17:16Mas como já foi dito anteriormente, é preciso passar a vassoura e limpar este ninho de rato que tem dentro desta colônia, deixando apenas as famílias que exercem a profissão.
Assim será mais fácil atender estas pessoas e fazer com que elas voltem as suas atividades, tendo uma fonte de renda, podendo sustentar suas famílias.
Concordo com o anônimo acima, de que é muito grave o assunto, e se realmente a colônia de pescadores tem esse elevado número de pescadores cadastrados, o Ministério Público deveria ser informado e solicitado a apurar os fatos. 6.000 pescadores é realmente um número muito alto.
26/11/10 17:27dizem q xique xique tem mais pescadores do que gente.
26/11/10 23:11A polícia federal tá em Xique Xique com mais de 60 homens.
26/11/10 23:28Alguém sabe dizer porque?
Deve ter gente tremendo de medo uma hora dessa!
O comentarista das 11:42 que se identifica como Osvaldo P. Carvalho viu o galo cantar e não sabe aonde.
27/11/10 10:50Ele precisa, antes de escrever abobrinhas, buscar melhores informações.
São 2 coisas distintas: CIRPA e CIPAR
O CIRPA (Estação de Piscicultura) é um empreendimento de responsabilidade da parceria da Codevasf e Prefeitura Municipal de Xique-Xique.
O CIPAR é um empreendimento de responsabilidade do Ministério da Pesca em parceria com a Bahia Pesca, Uneb, MEC, e outros parceiros, inclusive, a Prefeitura Municipal de Xique-Xique.
A Estação de Piscicultura estava parada e sucateada há muito tempo, era um elefante branco e maus políticos ainda tiveram a insensatez de “inaugurá-la” por 2 vezes. Acredite!
Na gestão de Reinaldo Filho foi firmada uma parceria com a Codevasf que possibilitou o funcionamento da Estação de Piscicultura (CIRPA). A Codevasf é a empresa fomentadora e disponibilizou 2 engenheiros de pesca e 1 veterinária, a Prefeitura de Xique-Xique disponibilizou com 9 funcionários: 1 engenheiro de pesca, 1 gestor de parceria, 1 secretaria e 6 trabalhadores operacionais.
Não queira puxar o saco do prefeito não rapaz, a Piscicultura é uma obra do governo federal e o que a prefeitura faz é a sua obrigação, pois a está no município.
27/11/10 13:05Todo o investimento é verba federal e recebendo um obra de tal porte, a prefeitura não entrasse com pelo menos os zeladores, aí já era de mais.
Só para seu gasto, o prefeito deu tanta importância a Piscicultura que quando o Ministro da Pesca Gregollin esteve em Xique-Xique, o prefeito não deu importãncia a sua presença e nem lá foi.
Agora que o governo Lula alavanca a pesca em todo país, investindo tambem em Xique-Xique e região, vem você com esta conversa mole.
A PISCICULTURA EM XIQUE-XIQUE É OBRA FEDERAL, GOVERNO NOSSO QUERIDO LUIZ INÁCIO - LULA.
Quem inaugurou não sei, mas se fez sem estar pronta foi irresponsável, coisa comum no meio político.
O pior cego é aquele que não quer vê
28/11/10 00:01Mesmo mostrando os fatos reias com contundencia o postador de cima não se convence da atual realidade.
Deixe de fanatismo!
Encare a realidade dos fatos como ela é.
Pessoas deste tipo, se mudar de comportamento, não vai a lugar algum.
Que pena!
Deixe de loucura meu caro! sem á juda da prefeitura ficária difícil,só funcionáfio do municipio são mais de dez.
29/11/10 09:41e dotor parece que conseguio tirar o guarda da caixa por o mesmo estar cumprindo com o seu dever de vigilante .vc e mal. anonimo disse...
31/1/11 19:53eu acho que deviam fiscalizar desde o presidente ao pescador que bota o pé realnmente na água,orqu~e tem muito pé enxuto recebendo o beneficio do governo sem pescar
9/2/11 19:39Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!