Entre a Lei e o bom senso
Diz o ditado popular: “a Lei existe para ser cumprida”, o que é uma grande verdade. Mas e o bom senso, onde fica? Será totalmente ignorado em cumprimento a Lei? Talvez daí nasça outro ditado popular: “as regras existem para serem quebradas”. As duas últimas, bem interpretadas, nos levam a perceber que precisamos evoluir moralmente a vencermos as Leis, onde os nossos direitos não ultrapassem os limites do próximo e nossos deveres comecem justamente no limite que passamos a incomodar os outros.
Apesar de o homem ser o único dotado de razão e inteligência, é o que mais tem dificuldade de conviver em grupo no reino animal. Daí, é que, desde o início das civilizações as regras existem, criadas para facilitar o convívio em sociedade. São estas Leis que regem os parâmetros entre deveres e direitos, para que haja consonância, equilíbrio e segurança na convivência entre os homens.
Mesmo com objetivo de assegurar o melhor para a sociedade, nem sempre as Leis cumprem suas finalidades e em alguns casos, pode se tornar um problema para algumas comunidades. O exemplo disso vem acontecendo em Xiquexique com o uso obrigatório do capacete, que se tornou uma ferramenta nas mãos de ladrões, que usam este item de segurança como arma para ocultar sua identidade e assim assaltar residências e comércios locais, trazendo pavor e insegurança aos xiquexiquenses.
Enquanto a polícia cumpre a Lei, obrigando o uso do capacete, o terror se instala nos comerciantes locais, pois dentro de qualquer capacete em movimento pode estar um assaltante. Quase 100% dos assaltos ao comercio local, foram efetivados por motoqueiros usando capacete. São muitas as cidades no Brasil que já aprovaram Leis que proíbem o uso do capacete em áreas comerciais, pois o capacete esconde a identidade do delinqüente e a moto ajuda na fuga rápida. Neste caso prevaleceu o bom senso, uma vez que a Lei, mesmo inconstitucional, pois suplanta uma Lei Federal, coloca a identidade do motoqueiro à vista, o que intimida os maus feitores.
O uso obrigatório do capacete poderia ser adotado sim em Xiquexique, mas quando as necessidades mínimas de segurança forem atendidas. Exigir dever quando sequer temos um direito essencial atendido, que é a segurança, é incompreensível, mesmo se tratando de Leis. Se a polícia fosse tão ágil e rígida em outros quesitos que afligem a sociedade, como são na cobrança do capacete, poderíamos nos sentir mais seguros. Atender as necessidades de segurança coletiva é muito mais necessário e urgente do que tentar mostrar serviço cobrando um item de segurança pessoal que deve cada um ter consciência diante da própria vida.
O assunto cabe discussão e uma audiência com os poderes constituídos do município, em especial com o setor de segurança pública, pois não podemos continuar vítimas da rigidez de uma Lei que coloca o criminoso em vantagem ao cidadão e às vezes até da própria polícia, pois sem identidade a polícia tem dificuldade de agir.
O bom senso deve estar acima da Lei, pois as Leis são feitas com base no bom senso.
Edgardo Pessoa Filho - GAL
18 comentários:
ALO GOVERNADOR WAGNER! MANDA SEGURANÇA PRA XIQUE-XIQUE!!!
17/3/11 08:14Ele não ta fazendo a segurança no estado todo veja la em Xique Xique, queta com Wagareza
17/3/11 08:23Já estava na hora de alguém perceber este absurdo em Xique Xique. A polícia quer mostrar serviço no centro da cidade cobrando capacete, mas os marginais ficam soltos por ai aterrorizando todo mundo.
17/3/11 08:29Margianais que toda a população sabe quem é, menos a polícia.
A segurança de modo geral é um problema em Xique-Xique, mas este problema das motos precisa ser resolvido mesmo e não tem nada a ver com a questão do governo do estado e sim com a própria polícia em Xique-Xique.
17/3/11 08:41Este assunto precisa mesmo ser debatido com o povo e principalmente com os comerciantes de Xique-Xique.
O governo municipal atraves dos contratados puxas insistem em atacar o governo do estado sobre tudo que acontece em Xique-Xique.
17/3/11 09:44Parece até que o município não tem prefeito, pois o governo Wagner é culpado por tudo.
A matéria não fala mal do prefeito e nem do governo, somente aborda a situação do uso do capacete que facilita a ação de bandidos.
Mas quem deve sempre se auto condena e busca arrumar um culpado.
O prefeito de Xique-Xique está mal acessorado, pois ao invés de defendê-lo os seus seguidores somente o condena.
Amigo anonimo. A segurança publica realmente é uma obrigação do estado, mas vc tem razão em alguma coisa.. Acredito que temos policiais suficientes para o tamanho da nossa cidade.O que falta mesmo é que eles trabalhem. A culpa boa parte é de nos mesmos. Quem não se lembra de quando a Caesa chegou aqui e começou a fazer abordagens e a revistarem muita gente? Pois é, naquela época muita gente foi contra.
17/3/11 09:55É uma realidade que a polícia de Xique-Xique deveria ser mais eficiente quanto a abordagem em busca de armas e drogas material de furto como carros, motos e outros itens fruto de roubos ao invès de ser tão rígida com o uso do capacete.
17/3/11 10:53Numa cidade pequena como a nossa com uma avenida que não mede 500 metros você não poder passear com a família em pleno final de semana, pois o capacete tira a visão e deixa as mulheres retadas sem querer até sair pra não usar um apetrecho tão esquisito.
Sou contra o capacete dentro da rua, mas no asfalto é intem importante de segurança que cada um deve ter consciencia para o próprio bem.
Caro anonimo das 9:44 se você não sabe DETRAM e Policia Militar e Civil são responsabilidades do Estado então quem é culpado e o Estado.
17/3/11 12:23O prefeito de Xique-Xique botou pra rombar hoje na oposição. Deu uns esporros hoje em Jotta Enne no evento da Uneb que o locutor entrou mudo e saiu calado. Rssss
17/3/11 12:43O prefeito também deu 1 X 0 no Gal que sentou em frente onde aparecia na tela de vídeo conferência, mas o prefeito desviou a câmera que era controle remoto para que Gal não aparecesse.
Valeu prefeito 2 X 0 para voc na oposição. kkkkkk
Heheheheeee. Xique-Xique não tem prefeito, tudo aqui é culpa do governador.
17/3/11 12:54Eta prefeito com esta acessoria você ta morto, pois não assume as responsabilidades do município procurndo sempre culpar aguém como bode expiatório.
Quem governa o município é o prefeito ou governador?
Falando em violência, se é verdade o que foi dito pelo anônimo que o prefeito agiu de tal forma com Jotta Enne, isso é uma forma de violência, atitudes comuns por parte do prefeito de Xique-Xique.
17/3/11 13:03Agressão verbal, intimidação e perseguição é violência.
Wagareza e nada é a mesma coisa
17/3/11 13:22E gal foi ? Eu não vi, tava tão apagado que não foi nem notado.
17/3/11 13:23Gal quanta asneira foi dita por vc aqui. Pensei que vc fosse mais inteligente. Se seu comércio tem sofrido com assaltos, contrate uns seguranças particulares ou reclame do Governador, pois Segurança é dever do Estado. Vamos supor, que alguém sem capacete em virtude desse bom senso que vc diz caia e morra será que quem deixou não foi omisso? O que vale mais, a vida ou o patrimônio? Já vim, com essa mentalidade vc não será vice prefeito, vereador nem síndico de nada. Quer segurança, vcs apoiaram o governador, vão la no palácio de ondina e cobrem ele. Ele sim é o responsável pelo aumento da violência na Bahia.
17/3/11 14:16Como é que Xique-Xique não é violento se os caras que se dizem formados, os doutores, são os primeiros a agir com agressão?
17/3/11 14:58Vimos os correligionários do prefito xingarem ao ponto de ter que fechar todos os blogs.
Percebemos estas pessoas usarem os meios de comunicação com ódio estampado na voz.
Até o próprio prefeito age com agressão quando se dirige a alguém com intimidações.
E ai querem colocar a culpa somente no governo do estado.
O exemplo tem que partir de casa e das autoridades, como elas são violentas a sociedade não vai agir diferente.
Esse anonimo ai ficou incomodado mesmo pelo q guilherme lapa falou, vixi
17/3/11 17:02Oh oposiçãozinha pode gritar porque os gritos de vocês estão em mudo, ninguem ouve é assim que ocorre com quem não tem vez...
17/3/11 18:56É Gal eu já esperava! voce boicotou o meu comentário sobre o DR Marivaldo mais não tem nada não, mais cedo, ou mais tarde a população vai ficar sabendo.
21/3/11 14:21Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!