Os deputados estaduais Carlos Geilson e Luizinho Sobral, ambos do PTN da Bahia, apresentaram requerimentos pedindo realização
de sessão especial para debater a privatização das rodovias baianas
pelo governo do Estado. Atualmente existe um processo de privatização de
diversas rodovias baianas a maioria situada no entorno de Camaçari e na
principal estrada que liga Salvador a Feira de Santana, este já
concretizado, além da BA-099, privatizada em 2000.
“Precisamos debater a privatização da BA 093 (ligação entre Simões Filho
e Pojuca) e dos trechos das BA 512 (acesso a Camaçari), BA 521, BA 524
(Canal de tráfego, ligando Camaçari ao Porto de Aratu), BA 526
(CIA/Aeroporto) e BA 535 (Via Parafuso) que irão tornar o acesso ao Pólo
Industrial de Camaçari, e as vias passam pelas cidades de Salvador,
Simões Filho, Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila e Mata de São João mais
caros”, avaliou Luizinho Sobral. Segundo o parlamentar, a decisão de
privatizar as rodovias no entorno de Camaçari sequer foi precedida de
qualquer discussão com a comunidade, haja vista que anteriormente quando
da definição da privatização da Estrada do Côco - BA 099 - os moradores
já demonstraram toda sua revolta por não terem sido ouvidos ou sequer
discutido outras vias alternativas.
Luizinho
Sobral destaca ainda que com a privatização das rodovias no entorno de
Camaçari, a cidade ficará cercada de pedágio. “Ou seja, o camaçariense
não vai ter como entrar nem como sair da cidade sem que seja alcançado
por uma destas praças de pedágio. Os moradores da região e ativistas já
têm demonstrado e expressado sua indignação afirmando que vão lutar para
que possam participar das discussões da nova decisão governamental. A
privatização trará incontáveis desconfortos e dificuldades para a
população da região, razões pelas quais consideramos pertinente a
realização da citada Sessão Especial”, justificou o deputado.
Já
a preocupação de Carlos Geilson é em relação a privatização da BR-324
no trecho Salvador-Feira de Santana e a BR-116 no trecho Feira de
Santana-divisa com Estado de Minas Gerais, estimulando o processo de
privatização de rodovias federais no estado, sem promover o debate com a
população. “A falta de diálogo com a população chegou ao ponto do
Estado transferir a praça do pedágio de Jauá para Catu de Abrantes, numa
iminente ameaça de desalojar aproximadamente de 300 famílias
e ampliando a faixa de cobrança de pedágio sem que as famílias fossem
consultadas. Por isso precisamos debater esse processo de privatização,
uma vez que ele está ocorrendo sem que a sociedade seja ouvida”, afirmou
Geilson.
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3 comentários:
Interessante ( para os esquecidos eleitores petistas ) que foi o entao Partido dos Trabalhadores, em sua campanha eleitoral, que acusava veementemente o PSDB/PFL(DEM) de privatizador e dilapidador do pratrimonio nacional.
24/3/11 08:23Agora, no poder há 8 anos (5 anos na Bahia )o PT privatiza estradas, aeroportos, transportes maritimos, estadios de futebol...
Eu continuo achando que culpa nao é de quem se elege, é exclusivamente de quem vota, ou seja, o ônus é todo nosso. Mas tudo está bem, afinal, teremos copa do mundo e olimpiadas no Brasil; tudo isso irá nos trazer melhores dias para educaçao, saude, infra estrutura, menores tributos, melhor saneamento básico, etc.
Deixa sem privatizar, a gente não paga o pedágio e roda em Excelentes estradas como a Estrada do Feijão, A BA de Barra do Rio Grande para Ibotirama, A BA de Ibipeba para Barra do Mendes, A BA de Irecê para Jussara, todas são verdadeiros tapetes. Para que pedágio se as estradas baianas são todas tapetes ?
24/3/11 13:45O primeiro que comentou vive lá no Blog do Prefeito
24/3/11 21:43puxando...puxando...puxando. Estourou o saco!
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