O 2º Encontro Estadual de Gestores Municipais do Topa reúne nesta segunda-feira (11) gestores das 258 prefeituras que aderiram à quarta etapa do programa Todos pela Alfabetização. No evento, que acontece até as 17h, no Hotel Vila Mar, em Amaralina (Salvador), os representantes municipais vão apresentar suas dificuldades e avanços no desenvolvimento das ações, receber informações sobre a estrutura e o funcionamento do Topa, socializar as informações das ações do programa e discutir o papel das prefeituras.
O secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, disse que o Topa é um dos programas prioritários do governo para o resgate de uma dívida histórica com parte da população que não teve oportunidade de se alfabetizar na idade certa. “A preocupação da secretaria, quando convoca os gestores dos municípios para conversar neste seminário, é garantir uma boa execução do Topa, passar as diretrizes, dialogar com essas pessoas para saber das dificuldades que elas estão encontrando e demonstrar a gestão financeira do programa”.
“O Topa veio resgatar a vontade de crescer na empresa e enriquecer a vida dessas pessoas. Além disso, temos as mulheres que querem ser profissionais, e o Topa vem ajudá-las a realizar esse sonho e conseguir um trabalho”, declarou Laura. Segundo ela, nas três primeiras etapas já foram alfabetizadas cerca de três mil pessoas em Simões Filho e, nesta quarta, outras 1.125 estão matriculadas.
Hoje, há 23 turmas do programa no município, de acordo com Ketsman, com 250 alunos matriculados. “E nós damos continuidade. Quando os alunos se formam, os encaminhamos para o programa Educação de Jovens e Adultos”. O EJA é uma modalidade da educação básica que garante a jovens e adultos a partir de 18 anos o direito à formação e assegura a eles a permanência e a continuidade dos estudos.
Secom
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!