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Organizações da América Latina lançam rede de valorização do professor

11/14/2011

Organizações do Brasil e da América Latina lançaram, no dia 9, a Rede pela Valorização dos Docentes Latino-americanos. A principal motivação é o diagnóstico comum de que a melhora da qualidade da Educação pública, entendida como um bem público, depende de políticas de valorização do magistério.

"A agenda da valorização docente deve ser assumida por toda a sociedade, por isso a importância de se reunirem diferentes forças políticas nessa iniciativa", diz Denise Carreira, coordenadora de Educação da Ação Educativa. Segundo ela, a iniciativa começou a ser desenvolvida em novembro do ano passado.

Para avaliação de Denise, "não é possível darmos o salto urgente na Educação sem a efetiva valorização da profissão docente, com planos de carreira e melhores salários". Ela aponta também que a valorização do magistério precisa ser enfrentada como um problema de toda a sociedade, e não apenas como uma questão corporativa dos sindicatos. 

Gloria Arrua, da Fundação Avina, ressaltou o valor social da atuação docente: "Os educadores não podem transformar só a Educação, mas sim toda a sociedade. Eles podem levar mensagem até um público próprio, que são seus alunos". Daí o caráter estratégico de abordar o tema. 

A rede conta com profissionais e organizações dos seguintes países: Argentina, Brasil, Equador, Paraguai, Chile, Uruguai, Nicarágua, Costa Rica e Peru. A participação é aberta a todos os interessados da região.

Atuação
Estão previstos três eixos estratégicos de atuação: comunicação, pesquisa e articulação política. Como ação do primeiro eixo, foi criado o portal Vozes da Educação. A intenção é que, a cada 15 dias, um novo tema de debate seja proposto no portal. O primeiro tema escolhido foi a adoção, pela cidade de Buenos Aires, da avaliação de desempenho de professores para a bonificação por mérito. O portal oferece a possibilidade de criação de blogs, participação em comunidades e em fóruns temáticos.

Existe a intenção de que os educadores participem com análises sobre as políticas educacionais, junto de pesquisadores e da sociedade como um todo. De acordo com a editora do Observatório da Educação, Fernanda Campagnucci, após uma pesquisa com 1.200 reportagens de 18 jornais de dez países da América Latina, os docentes não têm voz nas matérias.

Assuntos
Alguns temas de debate foram escolhidos como prioritários para a rede. São eles:
 
- Valorização dos docentes (sistemas de avaliação/bonificação e incentivos, ingresso e progressão na carreira, formação inicial e continuada, o papel do docente, condições de trabalho, formas de contato e remuneração, rotatividade e absenteísmo, entre outros).

- Concepções pedagógicas (os paradigmas do ensino, relação docentes-família, relação entre a aprendizagem e a afetividade/cuidado).

- Abordagem da Educação como bem público (a relação entre o público e o privado, a Educação como direito humano e o financiamento necessário para uma Educação pública de qualidade).

Todos pela Educação

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