Houve um tempo em que os juízes só se manifestavam nos autos. É certo que em todos os tempos e em todos os lugares, o ato de julgar tem sido difícil. Os juízes não são infalíveis. Nada há de perfeito no mundo, e por mais isentos queiram ser os magistrados, eles são feitos do mesmo barro de que se fazem os outros homens. De qualquer forma, com seus erros, quando os há, e seus acertos, que são mais importantes, a sociedade precisa de juízes e de tribunais. Deles não pode prescindir.O que faz democráticas as sociedades é o sistema de múltiplo controle de seus membros e de suas instituições.
A consciência da vida, de que só os seres humanos são dotados, reclama regras de convivência e sua observância, ou seja, as leis. Os homicídios, por exemplo, devem ser punidos, para impedir que o instinto de répteis, que ainda atua no fundo do cérebro, prevaleça. Em 2007, segundo dados oficiais, havia 90.000 casos de homicídios não resolvidos, ou seja, sem punição para os seus autores.
Em conseqüência da ineficácia da polícia e da morosidade da justiça, somos um dos países mais inseguros do mundo. Os que furtam para comer – e os códigos penais de quase todos os países civilizados aceitam a condição atenuante – devem ser perdoados, o que não tem ocorrido aqui. O direito à vida é anterior ao direito à propriedade, como os princípios éticos reconhecem.Os julgamentos não são equações matemáticas, em que para tais e quais fatores só pode haver uma conclusão (embora haja teorias que admitem mais de uma resposta, ou nenhuma resposta, para alguns problemas).
Os juizes são pessoas que julgam atos pessoais, e julgam com seus próprios instrumentos intelectuais e éticos. A balança pode ser precisa, mas os pesos, como sabemos, costumam variar. E chegamos a uma penosa conclusão: a de que há juízes que cometem atos ilícitos.
No passado, era quase impossível conhecer seus desvios e puni-los, mas nos últimos anos alguns deles foram denunciados, indiciados, processados e condenados.
Todos sabemos que há conflito entre a Ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, e alguns membros do Supremo Tribunal Federal, entre eles o Ministro Marco Aurélio, a propósito do Conselho Nacional de Justiça. É normal – e até desejável – que os altos magistrados brasileiros divirjam: na justiça, como em todas as outras atividades humanas, toda ortodoxia, todos os dogmas – mesmo os tidos como clássicos em Direito – merecem ser vistos com sábio ceticismo.
O conhecimento – e nele se reúnem os do saber jurídico, o dos fatos em si, o do peso das circunstâncias – é sempre uma possibilidade, jamais uma certeza. Todos os juízes, diante dos autos, são acometidos da razão socrática: sabem que conhecem pouco do que vão julgar.
Antes de uma decisão, os bons juízes refletem muito, apelam para a razão e, aqueles que nele crêem, suplicam pela ajuda de Deus.Mas é preciso que haja instituições que zelem pela retidão dos juízes. Que o juiz se equivoque, por falta de informações completas, ou por não encontrar a relação do delito com as leis penais, não o faz passível de reparos ou punição.
O que os torna delinqüentes é o dolo. Para os equívocos existem as instâncias de apelação, mas, para o comportamento doloso, devem atuar órgãos como o Conselho Nacional de Justiça. O CNJ é composto por magistrados escolhidos, em sua maioria, pelos tribunais e, em minoria, pela OAB e pelo Parlamento. Em sua composição, de 15 membros, todos são profissionais do Direito, com a exceção de “dois cidadãos”, de notório saber jurídico e reputação ilibada, conforme o artigo 102-B, da Constituição.
Os juízes, mediante sua associação corporativa, contestam esse poder do CNJ – e preferem que o órgão não avoque o exame das denúncias, antes que elas sejam investigadas no âmbito do tribunal em que ocorram. Trata-se de uma posição corporativa, que não deve prevalecer. É preciso que haja instituição distanciada das relações pessoais com os acusados, para que o exame dos atos imputados se faça com a imparcialidade possível, ainda que sujeita à condição humana dos investigadores e julgadores.
Se a sociedade for consultada, ela dirá que, sim, que é preciso que os juízes sejam fiscalizados e investigados e, se for o caso, processados. Nesse caso, não há dúvida de que a opinião nacional está com a Ministra Eliana Calmon. Enfim, como advertiam os latinos, corruptio optimi pessima est. Ou no idioma de Rui: A corrupção dos melhores é a pior.
Viamondo
12 comentários:
Hoje eu acordei pensando em escrever algo sobre a Justiça, eis que deparo logo agora, ao acessar o Blog do Gal, com esta materia. Incrival. Parece-me um sonho.A corupição dos males é o pior ( discordando o maior jurista do Mundo - Rui Barbosa )Há sim, juizes sérios, nonestols, ínclitos e ilibados mas, há também os corrupitos, os inconsequentes, preguiçosos, MALANDROS, pedofilos etc.Em xiquexique, existe algo muito errado, existe uma coisa que todos os Juizes que por aqui passaram que levam este estigma de corruptos, salvo rarissima exceção.Foram todos eles levados pelo antro da corrupição e sobretudo politicagem. Todos os juizes, pelo menos nestes últimos 30 anos, que passara pela Comarca de xiqquexique, são(foram ) corruptos natos, os últimos foram(são)piores.Para os juizes corruptos e indignos do cargo que ocupam,deveriam ser amputados as mãos, embalsamadas e expostas na mesmamesa onde proferira a senteça corrupita, de favores, compadrio ou de fvor dos politicos.É assim que eu penso.
27/12/11 08:57Acritica foi muito importante e sábia. Mas a "corrupição"foi de matar...
27/12/11 09:12O important é a visão que as pessoas simples e com poucos anos de estudo tem.E sobretudo ser honesto,ser trabalhador ,não se corromper.Feio mesmo é um deputado,um prefeito,um juiz,um ministro surrupiar dinheiro público.Dinheiro que não é deles.Se apropriam sem o menor receio para adquirir bens,fabulosas mansões,espetaculosas fazendas,frotas de carretas,milhares de cabeças de gados.Como acontece em xique-xique e Itaguaçu da Bahia.Pra que isso?Se todo mundo sabe a procedência.Quem não sabe o salároi de juiz,de um deputado,de um prefeito,de um puxa saco de prefeito?Isso é imoral,é vergonhoso.Chega a ser crime.E estes tirados a espertinho fazem questão de exebir carros imprtados,etc.Sem o menor pudor.Se achando superrior a todo mundo.Sem sequer parar e pensar que ali é fruto da verba da merenda das crianças,do medicamento do pobre que não tem condição de comprar e que precisa,que ali é dinheiro da constução de uma ponte,de uma escola,de um posto de saúde para não ficar alugando casas de correligionários,enfim.Tudo isso é muito vergonhoso.É imoral,é ilegal.Viva eu que estou desempregado com filhos e esposa para sustentar graças a Reinaldo Braga,Antonio de Jonas e o prefeito Adãozinho por ter anulado meu concurso que passei por mérito,honestamente.Por capacidade e por pura maldade,por se acharem que são o dono do poder,que vão reinar.Estão enganados.Tudo isso é passageiro.Bom mesmo é voce viver de cabeça erguida e dizer eu sou feliz.Mas vivo honestamente de cabeça ergida sem ninguém pra me chamar de corrupto.
27/12/11 11:38O cidadão que comentou acima merece todo respeito.
27/12/11 12:11Infelizmente existem outras pessoas que se dizem a última bolacha do pacote, como são alguns corruptos federais, estaduais e municipais. Esses sim, merecem ser repudiados pela sociedade. São uns criminosos de colarinho branco, que fedem. Esses corruptos são excrementos, são podres por fora e por dentro e ao redor.
Ministra Eliana Calmon neles.
Interessante como o povo de Xique-Xique percebe um erro de escrita e criticam, mas são incapazes de combrar dos que usurpam o nosso dinheiro.
27/12/11 14:31Como parecem não perceberem o descaso com que tratam o povo.
E ai quando alguém vem aqui dar sua opinião, um simples erro de digitação vira o mais graves dos erros.
Por que criticar um simples erro ortográfco?Eu sou graduado,paguei 3 anos e meio de faculdade.Frequentei uma das melhores universidades do Brasil.Nunca paguei um único boleto atrasado.Hoje por causa de um analfabeto,ignorante,repugnante,asqueroso.Estou desempregado.Não só eu como vários companheiros.Enfermeira chefe,Bioquimico,Odontológo,etc.Que por pura ignorância,vingança porque achava que todo mundo de Iaguaçu da Bahia era obrigado a votar nele,pediu a anulação de um concurso com mais de 5 anos das pessoas empossadas.Depois pra justificar a maldade forjaram listas e (manipularam juiz), alegando que foi o ex- prefeito que criou tal listas que até hoje nunca apareceram.Nem anexadas no processo estas tais listas se encontram.Mas nós não vamos desistir,estamos firmes,estsmos muito bem representados por um advogado.Vamos ganhar a causa,assim como dr Rozembergue que foi também injustiçado e ganhou.Hoje eles estão engolindo DR ROZEMBERGUE,ou seja para Antonio de jonas que nunca pisou os pés na escola o que vale é um diploma de um mero vereadorzinho.vai ter troco nas urnas.
27/12/11 16:13Gal ultimamente vem melhorando as notícias do blog.
27/12/11 18:24Tão mais inteligentes.
As eleições tão chegando, né?.
Depois o couro vai comer.
Resultado de pesquisa vaza e Dr. Ricardo lidera com 6 pontos na frente de Renan.
27/12/11 19:07Segundo comentários os três candidatos da oposição somam 17 pontos a frente do dois da situação.
A coisa vai pegar, pois quem tá não quer perder e vai ser dureza a próxima eleição.
Uhmm, o troco vem ai.
27/12/11 19:31Segura prefeito que nada melhor que receber o troco do que se compra.
O mesmo povo que você comprou e enganou durante estes anos te dará o troco.
E bom mesmo é que seja com o nome da família pra que vocês aprendam a respeitar o povo Xiquexiquense.
Enganar uma vez é possível e a culpa foi sua.
Enganar duas vezes seria culpa do povo e isso não vai acontecer.
Se Dr. Ricardo, tem 6 pontos na frente de Renan, Eduardo e Lula, têm 11 pontos; Ou Eduardo também tem 6 e lula 5 também na frente dos dois da oposição ou vice-versa ou Lula e Eduardo tem 5,5 cada na frente dos dois situacionistas De 100 menos 17, resta 83 para os dois grupos.Dividindo 83 pelos dois grupos, daria 41,5 para cada grupo; Portanto ,a oposição tem 58,5 e a situação 41,5 de intenção de votos.
27/12/11 22:07Vai sonhando sonhar não custa nada!!!
31/12/11 15:53O interessante q pesquisas vazam e so uma minoria toma conhecimento. Gente construa pelo menos uma politica c ideias veridicas ja q um possivel mandato seria d submissao e omissao para com a sociedade.
3/5/12 23:55Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!