Pesquisar no blog!




Saiba escolher um bom candidato a vereador

8/25/2012




Como estamos a pouco mais de um mês pela frente, ainda há tempo de obter-se informações sobre os candidatos ao pleito eleitoral deste ano. Veja algumas dicas de pesquisa:

Saiba qual é a função do vereador: 
O trabalho dele é com leis e com a fiscalização do executivo, ou seja, das ações do prefeito. Quem executa obras é o Executivo, quem cria leis é o Legislativo. Cabe ao vereador pensar em coisas que possam melhorar a cidade, mesmo que seja preciso pressionar o poder Executivo. Procure saber também qual é o conhecimento que o candidato tem sobre o legislativo.

Nessas eleições, boa parte dos candidatos faz campanha tanto na internet quanto na rua. É comum darem o endereço do seu site de campanha. Anote. Visite. Idealmente, no site você deve conseguir saber mais sobre o que o cidadão pensa. Um bom site de campanha de vereador apresenta ao eleitor, de forma clara, as propostas, notícias, opiniões e a biografia do candidato, além de permitir uma comunicação direta para que você possa tirar suas dúvidas com o próprio.

Faça contato. Tente conhecer pessoalmente o candidato. Mande um e-mail perguntando o que ele pensa sobre temas que você acha importantes. Interaja com ele nas redes sociais, nas páginas de discussão sobre a sua cidade, tire dúvidas, questione. Se ele ou seus assessores responderem enrolando, sem nenhuma transparência ou se somente repetirem slogans, desconfie. Se ele não puder atendê-lo agora, imagine depois de eleito.

Procure saber quais são as prioridades do candidato, suas propostas e qual o domínio que tem sobre os temas que defende. Uma outra questão importante para perguntar é se o atual candidato pretende cumprir o mandato até o seu final ou pretende apenas usá-lo como trampolim para realização de sonhos maiores (como, por exemplo, candidatar-se nas próximas eleições daqui a dois anos).

Visite o DivulgaCand, da Justiça Eleitoral, que tem os dados mais atualizados do registro eleitoral de todos os candidatos. Esse site reúne dados públicos disponíveis sobre cada parlamentar em exercício no País, por  cidade: quanto gastou em campanhas anteriores, que patrimônio possui, mostrando, inclusive, a  ficha criminal de cada um. E saiba quem são os financiadores da campanha do candidato, afinal é nessa etapa que se abrem as maiores brechas para a corrupção e para troca de favores inconfessáveis. (veja o caso Carlos Cachoeira, frequente financiador de campanhas eleitorais). Fique atento principalmente às grandes quantias e às doações feitas por comerciantes, por empresas ou por pessoas ligadas a elas.

Por último, tome conhecimento sobre a atuação do partido e a coligação aos quais o candidato está vinculado. Muitos eleitores dizem que votam “em pessoas e não em partido”, mas nas eleições para vereador o seu voto vai ajudar a eleger os mais votados do partido (e da coligação) e não necessariamente o candidato que você escolheu. Sem querer, por tabela, você corre o risco de  ajudar um aventureiro, um oportunista ou um semi-analfabeto a se eleger. Isso se chama eleições proporcionais. Portanto, cuidado com o voto “maria vai com as outras” ou com aquela velha história de votar no amigo ou no parente só pela amizade ou pelo parentesco.

Isso dá trabalho? Muito. Mas pesquisar antes de votar reduz a chance de surpresas desagradáveis depois. Um dos grandes desafios da eleição para vereador é a participação do eleitor, já que muitos preferem escolher apenas o prefeito, abrindo mão de influenciar na formação da Câmara Municipal. Queremos mobilizar o cidadão para provocar a discussão em torno dos critérios que nos levam a decidir e temos a esperança de que iremos avançar no sentido de qualificar nosso voto. Um voto pensado melhora o perfil da Câmara de Vereadores e se reverte em qualidade de vida para o cidadão, para o munícipe.

Lembre-se: Seu voto não tem preço, tem consequência.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!