Pesquisar no blog!




Xiquexique escreve-se sem o hífen

12/05/2012


Avenida J.J. Seabra
Já lemos e ouvimos por intermédio de informações e   pesquisas  que o termo correspondente ao topônimo do nosso município não deve apresentar hífen.












Xiquexique é de origem tupi-guarani e teve seu advento na denominação da planta xerófita (cacto) que armazena seiva em seus tecidos sendo por isso adaptável a terrenos secos, lembrando que foram os índios tapuias que deram ao cacto opuntia brasiliensis o nome de xiquexique.  Vê-se, então, a origem do nome da nossa cidade.
Por outro lado,  Xique-Xique,  com o hífen é onomatopéia, é a imitação de sons de chocalhos.

O interessante é que desde quando se escrevia com CH, Xiquexique não apresentava hífen. Veio a ser grafado com X a partir da simplificação da ortografia que aconteceu em 18.01.1944. Entrementes, começaram a  usar o hífen que insiste até hoje. 

Como é  normalao  termos dúvida sobre a grafia de algumas palavras , recorremos aos dicionários (Aurélio, em especial) e   pesquisando o verbete xiquexique, veremos que ele  é assinalado  sem o hífen. Ademais, as pessoas que nasceram no município são xiquexiquenses.

Com isso, o jornal A Voz aderiu, na época, a campanha capitaneada pelo pesquisador e professor Carlos Santos, ex-prefeito de Xiquexique, bem como, ao grupo que aderiu a iniciativa de Xiquexique com X e sem hífen. De qualquer modo,  pedimos o apoio   de todas as escolas, estudantes e educadores da nossa comunidade, bem assim, aos interessados em geral para que haja um estudo aprofundado sobre o assunto,  visando  a correção da atual  denominação do nosso município,  proporcionando, inclusive, recorrer-se às competentes esferas administrativas  para a sua consolidação, respeitando-se todos os requisitos previstos na legislação que rege a matéria.
 

As pesquisas já realizadas pelo prof. Carlos Santos, por terem   credibilidade, direcionam que Xiquexique é  o uso correto do nome de nosso município e cidade. Desta forma, é procedente se escrever: Xiquexique, assim mesmo, unido. Pois como dizia um poeta nativo:  "a presença do hífen é um erro antigo que deve ser corrigido, porque a velhice de um erro não traz cunho de verdade em nenhum setor, especialmente no cultural".

Assim, somente a título de mais algumas informações, diremos que enquantos conservamos a correta grafia que é  Xiquexique, há  perspectivas burocráticas   de haver uma  Resolução aprovada pela Câmara de Vereadores  e seu imediato encaminhamento ao TRE-BA que, na forma do disposto no artigo 6º da Lei Federal nº 9.709/1998, determinará a realização de plebiscito local, comunicando o resultado à Assembléia Legislativa do Estado, caso aprovado o plebiscito,  a Assembléia elabora e aprova a  Lei Estadual, sancionada pelo Governador, que denominará oficialmente o Município de Xiquexique, unido , sem hífen.

Fonte: A VOZ , jornal impresso de março de 2003

6 comentários:

Xique-Xiquense disse...

Conforme o exposto na matéria, até que finde o processo legal: Plebiscito, Projeto na Assembléia e sanção governamental, à bem da legalidade, temos que escrever Xique-Xique - com hífen.

5/12/12 08:29
Anônimo disse...

Se tem hífen, é um nome só. Logo, apenas a primeira letra é grafado em maiúsculo: Xique-xique. As duas maiúsculas ocorreria somente se se escrevesse separado e sem hífen: Belo Horizonte, São Paulo...

5/12/12 12:23
Anônimo disse...

Oficialmente Xique-Xique se escreve hifen através de decreto que substituiu o "Chic Chic" agora se o plebicito decidir mudar!! ai sim pode ser escrito como for decidido!! mais por enquanto é Xique-Xique.

5/12/12 12:31
VERDADEIRO xiquexiquense disse...

Pois é mermaum. a zueira aqui vai virar mêrmo uma outra questão política e já virou. Parabéns pra A Voz por futucar os "quincas" dos desempregados, parasitas e mamadores da prefeitura. Eles vão perder mais esta. Sou 13 e tô com Xiquexique e não abro.

5/12/12 12:53
Mano disse...

blz mano. poizé bróder eu vou escrever sem himem, tão ligados?
sou de sampa mas o meu véi eh daí, taum ligados manos?

7/12/12 13:11
Anônimo disse...

A grafia inicial era Chique-Chique (em alusão a expressão do primeiro Portugês ao avistar a impueira e que achou muito lindo o local, e não em referência à planta xerófita (cacto).

11/12/12 15:59

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!