Pesquisar no blog!




Os novos prefeitos e a Internet

1/01/2013



Dr. Ricardo Magalhães toma posse como prefeito de Xiquexique-BA
A participação ativa da população nas redes, opinando, acompanhando, criticando e cobrando, vai exigir dos gestores transparência e disponibilidade para o diálogo.
Desde as eleições norte-americanas de 2008, quando Barack  Obama foi eleito para o seu primeiro mandato, que já se conhece a força da internet no processo eleitoral. O desafio agora é saber usar a web, sobretudo as redes sociais, para governar. Para isso, é importante entender que a comunicação na internet segue uma lógica bastante diferente  da comunicação tradicional. É preciso ter uma noção sobre a transição do modelo convencional, o broadcast, para o novo formato: o socialcast.

No broadcast, poucos falam para muitos. É a maneira como os veículos tradicionais de comunicação transmitem a informação. Uma mesma mensagem é repassada de poucos veículos para muitos ouvintes, leitores e espectadores. Um transmite, o outro recebe, e praticamente não há interação ou via dupla na comunicação.


No socialcast, muitos falam para muitos. É a comunicação marcada pela interatividade, simultaneidade e rapidez. Uma rede de sites, blogs, comunidades nas quais todos transmitem e recebem informação ao mesmo tempo.

Diálogo e transparência são princípios inerentes ao socialcast — e devem estar na base de qualquer estratégia. Comunicar-se com eficiência utilizando as ferramentas de internet implica estar aberto ao debate, saber ouvir críticas e opiniões divergentes. Significa estar preparado para o diálogo e para dar respostas, com agilidade e transparência, sempre que solicitado.

Nesse sentido a expressão dos desejos e das opiniões da população pelas redes sociais sejam elas espontâneas ou organizadas, vai impor aos novos prefeitos uma nova forma de avaliação da gestão, que não será feita apenas pelas suas realizações, mas principalmente pelo grau de diálogo e transparência no relacionamento com os cidadãos. Desconsiderar esse fato é começar o mandato pela porta dos fundos. Até porque os anseios dos cidadãos conectados não são diferentes dos que leem jornal, ouvem rádio ou assistem TV.

Por isso, os novos prefeitos precisam entender que governar também é sinônimo de se relacionar. Eles devem assumir essa nova postura pessoalmente e quebrar a barreira dos gabinetes e dos assessores, falando diretamente com o cidadão, que espera e vai cobrar isso daqui pra frente.


NMA
Rede gestão



 


8 comentários:

Anônimo disse...

Que Deus te ilumine.Que Ele te dê inteligencia e sabedoria para fazer uma administração transparente,honesta e voltada para os que realmente necessitam.seja honesto.

2/1/13 08:14
Anônimo disse...

Existe outra indagação que deve ser esclarecida para a população xiquexiquense, o atual prefeito exige um secretarido muito tecnico e altamente capacitado como explicar que essas assumidades virão para X.X com o misero salario de secretario? Tudo é muito estranho e cheira mal, portanto saiba que o povo não é bobo e com toda certeza tem muito a fiscalizar.
Me sinto decepicionado pois voltei no 13 e o meu vereador é Gal me pergunto pq não o parlamento o qual desejava ver sua atuação no parlamento local nao desejei vc no SAAE e com um salario bem menor do que um edil e muito dificil explicar essa permuta sem deixar vestigios coisas obscuras e sinistras.
Senhor prefeito seu mandato pertence ao povo dessa terra e não ao a marqueteiro que agora no face atinge o povo que lhe ajudou chamando este povo de bajuladores que outrora foi a ancora da sua campanha. Este dito povo não é bobo e mais do que nunca vão atentamente fiscalizar o seu grande governo com competente secretariado importado da capital e irão sobreviver com o parco salario do secretario. Me deixe viu....

2/1/13 10:20
Anônimo disse...

É isso ai, espero em breve esta interagindo e opinando através do blog do prefeito.E, também espero ser atendida quando precisar, pessoalmente na prefeitura como ser humano e não como objeto sem importância, no meio da rua.Não é atoa que temos uma prefeitura com amplas salas.

2/1/13 13:14
Anònimo com carteira de identidade disse...

isso aí só se for na Suécia.
Aqui em XX é mesmo na tóra

2/1/13 15:32
Anônimo disse...

Gal, meu repudio total na sua decisão. Eu e minha família votamos em VOCÊ e VOCÊ ganhou.Então,mas que justo faça cumprir a vontade de quem lhe pós no poder; vê-lo atuando no parlamento.

3/1/13 16:56
Anônimo disse...

Gal, a situação é um grupo e nos unimos para fazer uma Xique-xique melhor! Acredito no seu trabalho e apoio o que está fazendo, pois com certeza é visando o bem da nossa cidade! Votei em você!

4/1/13 08:44
Magno disse...

Acredito grandemente na inteligencia e no potencial de GAL!Tenho certaza que o prefeito eleito fez sua escolha baseada nos mérito e na capacidade!GAL VÁ EM FRENTE E MOSTRE QUE VOCÊ É O CARA!!!!

4/1/13 19:11
Anônimo disse...

INDEPENDENTE DAS OPINIOES,BOA SORTE AO NOVO PREFEITO.

5/1/13 22:22

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!