Pesquisar no blog!




Dois políticos arrivistas do PSDB e do PSB insuflam greve de policiais na Bahia

4/17/2014


A greve da Polícia Militar na Bahia, iniciada na última terça-feira (15) e que parece ter pegado  de surpresa o governo de Jaques Wagner (PT), teve liderança decisiva de dois nomes conhecidos pelos sindicatos da categoria e que alçam carreiras políticas.
O vereador de Salvador- Marcos Prisco (PSDB)- e o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), que negociam em nome dos militares, respondem por duas das mais fortes associações militares --respectivamente, a Aspra ( Associação de Policiais e Bombeiros e de Seus Familiares) e a AOPM (Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia)-- e são responsáveis por inflamar a categoria para a deflagração da greve. Ao todo, seis sindicatos estão envolvidos na paralisação.
A greve dos militares pede uma rediscussão do projeto de regimento interno da PM apresentado pelo governo; pagamento de itens como periculosidade, insalubridade e auxílios alimentação e transporte; e a criação de regime remuneratório por subsídio para os militares, eliminando as gratificações.
Os dois são aliados políticos, oposição ao governo petista de Jaques Wagner e mantém influência na categoria, cada um com um setor da PM. "Eles são unidos. Prisco lidera os praças, que inclui soldados, cabos e sargentos. Já o Tadeu tem força com os oficiais", disse um policial.

 

Prisco foi o principal líder da greve da PM em 2012 e, naquele ano, conseguiu eleição para a Câmara de Vereadores. Este ano, deve ser candidato a deputado estadual, em dobradinha com Tadeu, que deve sair para deputado federal.

Um dia antes da greve, Prisco gravou um vídeo para inflamar a categoria contra o governo. "O governo do Estado, de forma ardilosa, vem mentido para todos nós. Coloca propaganda na televisão, coloca um código de ética que não foi aprovado pela gente. Querem trazer de volta a prática ditatorial pra gente. Não existe proposta de carreira para gente governo", afirmou.
Em seguida, ele convoca os militares "com vergonha na cara" para irem à assembleia, que viria a deflagrar a greve, na terça. "O governo está desafiando os policiais militares. O desafio está aceito, governador!" ultimou o belicoso ex-soldado.
Já Tadeu usou uma emissora de rádio, nesta quarta-feira, para também criticar o governador e tentar lucrar com a paralisação. "Estou muito preocupado com o que está acontecendo na cidade e o governador está inoperante, é lamentável. O militar realiza em média uma greve a cada 10 anos, no governo Wagner nós tivemos três greves. Ele não sabe comandar a PM", disse o arrivista. 
Veja os novos pontos reivindicados pelos PMs

1 - Incorporação de parte  da Gratificação GAP  ao salário; 

2 - Aumento do auxílio-alimentação de R$ 170 para R$ 500;

3 - Redistribuição das gratificações por Condições Especiais de Trabalho (CET) de 32% para 90% para motoristas e 17% para 80% demais praças;

4 -  Substituição da CET dos oficiais, de 110 a 125%, para o Regime de Tempo Integral (RTI), com índice de 150% para todos;

5 -  Exigência de bacharelado em Direito para entrar no Quadro de Oficiais da PM, em Engenharia para o do Corpo de Bombeiros e nível superior  para os demais praças; 

6 - Pagamento do GAP para os inativos: o  GAP IV agora, e o  GAP V daqui a um ano;

7 - Garantia de não ter suprimidos os direitos adquiridos pelas legislações atuais;

8 - Garantir aos representantes de classe os mesmos direitos previstos no estatuto

9 - Fim da cassação do salário ao policial que cometer um crime depois que se aposentar

10 - Anistia administrativa a todos os participantes deste movimento e do de 2012

11 - Criação de um grupo de trabalho para discutir o subsídio.

É bom lembrar que no pleito deste ano, o candidato do PT à sucessão de Wagner, Rui Costa, enfrentará chapa única das oposições, composta por DEM, PSDB
(Marco Prisco e PMDB) ( PSB e Capitão Tadeu) correndo pelas beiradas. 

Fonte: UOL e Correio da Bahia



5 comentários:

Anônimo disse...

ARRIVISTA significa uma pessoa inescrupulosa. Na realidade é uma personalidade megalomaníaca que procura vencer ou sobrepujar o seu semelhante sem importar-se com os resultados do seu ato.O arrivista possui uma doença da personalidade e que pode ser restaurada através do sofrimento que ele mesmo impôs aos outros. Há um ditado que diz: o macaco nunca enxerga o seu rabo, todavia, eu penso de outra forma: O macaco que não enxerga o seu rabo não consegue subir em árvores. É o caso desse dois políticos carreiristas maquiavélicos.

17/4/14 08:17
Sindicalista da CUT disse...

.“O capitão Tadeu é um dos principais responsáveis pela paralisação parcial dos serviços de segurança. Sempre foi um incendiário. Nunca quis acordo. O tempo todo insuflou as associações e a tropa para a crise. É adepto da teoria “quanto pior, melhor”. Enquanto estive na condição de secretário de Comunicação e coordenador do Pacto pela Vida, testemunhei as diversas tentativas de negociação. Tadeu se sente um comandante, um secretário e até mesmo um governador frustrado”. Palavras do Deputado Estadual Robinson Almeida

17/4/14 08:32
Vander disse...


O governo não deve ceder a chantagem de bandidos fardados! Tem que descontar os dias parados, processar por qualquer baderna e crime que acontecer na cidade e solicitar ao governo federal ajuda da Guarda Nacional enquanto os marginais fardados estiverem colocando a população em perigo. A população inteligente não apoia chantagistas despreparados

17/4/14 09:15
Anônimo disse...


Dizem que o Tucano Prisco, pediu autorização a ACM Neto do DEM para deflagrar a greve.

17/4/14 09:23
Oliveira disse...

É só botar o exército pra lascar com esses sem-vergonhas q eles saem se borrando como fizeram na outra greve de 2012.

17/4/14 11:44

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!