Pesquisar no blog!




"A VOZ" homenageia o Trabalhador e a Literatura Brasileira

5/01/2014


O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo.

Mas hoje também é dia da Literatura Brasileira. Homenageia-se, por consequência, José de Alencar, jornalista, cronista, dramaturgo, advogado, político e escritor brasileiro. Um dos principais autores da prosa romântica que ganhou notoriedade com a sua obra "O Guarani". 

Nascido em Fortaleza no dia  1º de maio de 1829, José Martiniano de Alencar foi o responsável pela inserção da temática indígena na literatura brasileira e escreveu Iracema, Ubirajara, Lucíola, A Guerra dos Mascates , As Minas de Prata, entre outros. 

Em sua carreira política, foi deputado estadual pelo Ceará em 1860, pelo Partido Conservador. Em 1868, tornou-se ministro da Justiça.

É por conta do  aniversário de José de Alencar e da sua importância para a história do Brasil que 1º de maio é também o Dia da Literatura Brasileira. 

O blog A VOZ, cujos leitores, na expressiva maioria, são amantes da leitura, estudantes, poetas, políticos e literatos, relembra que  é dia de ler Carlos Drummond, Lygia Fagundes Telles, Luís Fernando Veríssimo, Cecília Meireles, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Monteiro Lobato, Mário Quintana, e claro, José de Alencar. 

Sem jamais esquecer de  Álvares de Azevedo, Fagundes Varela, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Olavo Bilac, Ferreira Gullar, Cruz e Souza, Augusto dos Anjos, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Mário de Andrade, Euclides da Cunha. 

É dia de ler Murilo Mendes, Vinícius de Moraes, João Cabral de Melo Neto, Nelson Rodrigues, Adélia Prado, Caio Fernando Abreu, Fernando Sabino, Hild Hilst, Lya Luft, Mário Prata, Millôr Fernandes, Leminsk, Pedro Bandeira, Rubem Braga, Cora Coralina e tantos outros. 

A língua portuguesa é maravilhosamente poética. O Brasil tem preciosidades que até os brasileiros desconhecem. Neste dia, aproveite, pesquise, conheça, devore e continue a ler o A VOZ  que oferece a você informação e cultura sem visar lucro, porque aqui nada se deve ou se paga.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!