A equipe brasileira (foto) obteve o melhor desempenho na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), conquistando duas medalhas de prata e três de bronze. A competição aconteceu na cidade de Vólos (Grécia).
Os medalhistas de prata foram Daniel Mitsutani e Luís Fernando Valle, ambos de São Paulo. Os bronzes ficaram com Fábio Kenji Arai e Allan dos Santos Costa, de São Paulo, e Larissa Fernandes de Aquino, de Pernambuco. Os líderes foram os professores Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) e Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Torneios de conhecimento no exterior não são novidades. No ano passado, na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), na Colômbia, a pernambucana e o paulista foram prata, enquanto Arai levou a menção honrosa na última IOAA, ocorrida no Brasil.
As medalhas mostram a nossa evolução em eventos de conhecimento no exterior e a necessidade de mais investimentos na educação para que o Brasil possa se destacar cada vez mais no campo científico.
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!