Apesar de corresponderem a apenas 27% da frota de veículos no Brasil, as motos são as principais causadoras de mortes no trânsito, e causa preocupação entre as autoridades e especialistas. Falta de habilitação, de equipamentos de segurança, uso de forma incorreta e desrespeito entre motoristas e motociclistas são as principais causas dessas mortes. Dos 37.345 óbitos no trânsito, 12.036 foram de motociclistas, o que representa 32% do total. (Dados de 2017).
Qualquer acidente de moto, via de regra, é um
acidente grave, vai ter alguma sequela, algo considerável. O grande problema
que nós temos, principalmente no interior do País, é o que o motociclista não
usa capacete, muita gente pilota com mais três ou até quatro pessoas em uma
moto. Outro problema é a relação agressiva entre motociclistas e
motoristas. É comum ver ciclistas que não respeitam a sinalização por mudança
de faixa, por exemplo, e motoristas que não mudam de faixa quando vão
ultrapassar uma moto.
O caminho para mudar essa realidade, passa pela
fiscalização e a educação. Além das ações do poder público, o motociclista
precisa ter consciência quando estiver pilotando e os motoristas devem respeitar
quem está sob duas rodas
Habilitação
Por lei, o processo de habilitação para motos
(categoria A) começa com a abertura do processo em uma clínica habilitada pelo
departamento de trânsito do estado. Para iniciar esse processo é preciso ter 18
anos ou mais; saber ler e escrever; ter documento de identidade e Cadastro de
Pessoa Física (CPF). Quem cumpre esses requisitos, passa por uma avaliação
psicológica, além de realizar exames físicos e mentais. Em seguida, o candidato
aprovado nessa etapa faz um curso teórico.
Terminado o curso, é aplicado um exame no qual é
preciso acertar 70% das questões. Depois, há um curso de direção em
ambiente fechado. Por fim, o candidato passa por um exame de direção em via
também em circuito fechado. Para ser aprovado, é preciso não cometer nenhuma
falta eliminatória nem atingir mais de 3 pontos nas demais. É assim que diz a
Lei que pouco é aplicada ou respeitada.
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