Pesquisar no blog!




Presidente do STF autoriza Lula ir ao velório de Vavá, poucos minutos após o enterro haver sido realizado

1/30/2019





Em decisão estranhíssima e debochada, o ministro Dias Toffoli, presidente do STF,  autorizou, pouco mais de uma hora antes do enterro, que o ex-presidente Lula, preso político desde abril do ano passado, saisse  da cadeia para participar do enterro de Vavá, seu irmão. "É um dever do estado", disse ele. No entanto, Toffoli determinou que o corpo de Vavá fosse levado para uma unidade militar. 

Nem mesmo o deslocamento físico era possível em tão curto espaço de tempo, numa decisão que estava há horas nas suas mãos, depois de doentiamente negada em duas instâncias inferiores. A única finalidade da decisão é fingir que a Justiça não proibiu o ex-presidente de ir ao velório e ao enterro do próprio irmão.

O caso Vavá provocou forte divisão no bolsonarismo. 
De um lado, Sergio Moro atuou, por meio da Polícia Federal, para impedir que Lula – a quem considera inimigo – participasse do enterro. No entanto, o presidente em exercício, Hamilton Mourão, defendeu a presença de Lula, por se tratar de uma questão humanitária. Toffoli, que possui assessoria militar no STF, optou por uma saída intermediária.
Lula foi preso em abril do ano passado, com a finalidade de ser impedido de disputar as eleições presidenciais. Sem Lula na disputa, Jair Bolsonaro se elegeu e convidou Moro para ser ministro. Diante da explícita perseguição política, Lula é forte candidato a receber o Prêmio Nobel da Paz em 2019. Uma petição pública lançada pelo Adolfo Perez Esquivel já conta com mais de meio milhão de assinaturas.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!