Pesquisar no blog!




XIQUEXIQUE: ADVERSÁRIOS SIM, INIMIGOS NÃO

7/19/2010

EDITORIAL - O marechal Cândido Rondon, grande desbravador de terras do oeste brasileiro, grande humanista e pacificador de tribos selvagens que viviam na Amazônia, não permitia que seus comandados atirassem nos índios, mesmo quando suas vidas estivessem em risco. Por isso cunhou a famosa frase: “MORRER SE PRECISO FOR, MATAR NUNCA”.
Parafraseando o ilustre marechal, nós queremos e podemos dizemos: “ADVERSÁRIOS SE PRECISO FOR, INIMIGOS NUNCA”.Todo mundo sabe que a oposição em Xiquexique abriga pessoas e idéias diferentes e, às vezes até divergentes. Isso é absolutamente democrático. Aliás, democracia pressupõe pluralidade de visões, idéias e conceitos diferentes, que civilizadamente convivem lado a lado, se complementando, e acima de tudo se respeitando.

"Idéia única", só existe em regimes ditatoriais, onde o ditador pensa por todos, e aos demais, resta apenas a obediência, o "sim sinhô". Quem for a favor do ditador tem todas as benesses e vantagens do poder, e quem ousar pensar diferente, é taxado de marginal, inimigo da pátria, pária da sociedade e outras denominações mais depreciativas, não merecendo sequer um simples cumprimento.

Tudo isso acontece também nos rincões que ainda praticam a já superada e carcomida política do fisiologismo e coronelismo, mesmo que maquiada de democracia ou modernidade (jovens que pensam e agem com conceitos mais antigos que os de seus avós). Qualquer semelhança com a situação local, não é mera coincidência não.

Nestas eleições de 2010, teremos que eleger um deputado estadual, um deputado federal, dois senadores, um governador e um presidente da república. Nesta circustâncias, fica difícil termos apenas um candidato para cada um desses cargos.

As nossas diferenças individuais, as diferenças de diretrizes partidárias a que cada um de nós adota, acabaram por nos levar para opções diferentes. O PSDB o PT e o PCdoB, optaram por candidaturas próprias. O PDT e o grupo restante, por uma série de razões, optou por Luizinho Sobral, focado na possibilidade de vitória eleitoral. Queremos e precisamos ter um representante com assento na AL-BA.
Com relação ao governo do Estado, com exceção do pessoal do PSDB, estamos todos unidos e comprometidos com a reeleição do governador Jaques Wagner, um projeto viável e muito provável. Em 2006 foi o candidato mais votado aqui, e queremos repetir o feito.

Visto e dito isso, de nada vai adiantar os nossos adversários situacionistas, tentar jogar nossos companheiros, uns contra os outros. Passada esta fase de divergências entre nós, voltaremos a nos unir pelo objetivo comum, a tomada da prefeitura municipal de Xiquexique, em 2012, projeto que cada dia se torna mais concreto, e que depende de um enorme trabalho de campo, de limpeza dos entulhos da atual administração municipal e de suas ramificações estaduais, consubstanciado por muitos anos de poder quase absoluto.
Aos poucos, com a ajuda substancial e importante do governador Wagner, estamos mudando as estruturas de poder, e vamos influir cada vez mais, nos fatos, nos acontecimentos políticos e administrativos locais. Já mostramos isso e vamos mostrar mais aqui prá frente.

Xiquexique merece uma nova maneira de se fazer política, de administrar seus recursos públicos. Precisa adotar a meritocracia, admissão ao serviço público mediante concursos, (ao invés do atual e revoltante QI: Quem Indicou). Precisa aumentar as opções de emprego e renda para a população em geral, e não apenas para os aliados e apadrinhados políticos. Queremos trabalhar por boas escolas profissionalizantes, para dar opções e esperanças aos nossos jovens, precisa melhorar a caótica situação da saúde, etc...
Em suma, queremos transformar nossa cidade, em uma comunidade mais justa, mais livre e mais fraterna, para todos os seus moradores, até para os atuais situacionistas.
VAMOS À LUTA

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!