Ausente apenas o vereador Joaquim Lopes Rabelo, por razões médicas. O vereador Eliecy preside a sessão e logo depois sai, passando a presidência ao vereador Nino Meira.
Pedido pelo vereador Padeirinho, um minuto de silêncio em pesar pela vítima fatal do acidente com o transporte escolar.
Lida e aprovada a ata de sessão anterior. Entra-se na leitura do material de expediente.
Várias indicações foram feitas, solicitando energia em várias ruas e povoados, rede de água, e outras melhorias, que vão para a próxima sessão.
Na tribuna, o vereador Mirlan de Oliveira, para falar sobre sua indicação, solicitando ao prefeito, a implantação de uma escola m tempo integral em nosso município, inspirado em Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro eméritos educadores. Uma escola que fixe as crianças nas suas instalações, com 3 refeições diárias e um projeto pedagógico mais extensivo e abrangente, com oficinas de artes e atividades esportivas, visando um melhor e maior desenvolvimento do jovem. O projeto poderia funcionar dentro da escola Polivalente, recentemente municipalizada.
Em aparte, o vereador Padeirinho sugere um contato com MEC em Brasília, que poderia ter recursos adicionais que possam contribuir com o projeto.
Aparteando, o vereador Zezinho das baterias, falou sobre as realizações do atual prefeito na área da educação, construindo prédios escolares em vários povoados do município. Manifestou seu desejo de maior desenvolvimento educacional dos povoados, com novas escola, internet, etc..
Na tribuna, o vereador Esermilson registrou a chegada da viatura policial, congratulou-se com o vereador Padeirinho por ter assinado a solicitação de reforço ao governador (1), pela viatura, e registrou que apenas o vereador Tantão não assinou o mesmo documento. Congratulou-se com o vereador Nino Meira, por estar exercendo a presidência da CV pela primeira vez, e ratificou o que falou na sessão anterior, a retórica correta quando do seu pronunciamento na sessão anterior, inclusive por não ter atingido a honra das pessoas (2). Confessa que ficou triste pela resposta do Geraldino, e voltou a falar que o BZ só publica o que lhe é favorável ou interessante (3). Falou que em sendo o Geraldino seu parente afim, primo de sua esposa, considera o assunto encerrado. E voltou a falar que foi chamado de vereador Gazeteiro (4).
Aparteando, o vereador Tantão esclareceu a sua posição quanto ao pedido da viatura, e adiu que esteve várias vezes em Salvador, tentando a liberação da viatura e de outros benefícios para o município, alguns dos quais estão chegando agora.
O vereador Padeirinho também esclareceu e confirmou que ele também esteve em Salvador, com o presidente do CONSEG e o vereador Zezinho das Baterias, visando a liberação da viatura.
E entra-se na ORDEM DO DIA, onde o principal assunto foi a indicação do vereador Esermilson, para que a Câmara adquira um Notebook para cada vereador, visando a agilização e a melhoria do trabalho de do vereador. Discutindo o projeto, o vereador Padeirinho lembrou que o ano passado, já na atual administração, foi devolvido mais de 100 mil reais. O mesmo aconteceu na administração anterior, embora uma soma menor, 49 mil reais, quando o presidente era o vereador Esermilson.
Discutindo o projeto vereador Mirlan, enfatizou a necessidade da integração de uma rede de computadores, que possibilitasse a consulta em plenário, de leis e outras resoluções da casa. E o projeto foi aprovado pela unanimidade dos vereadores.
Foi também aprovado a indicação sobre a escola de tempo integral, do vereador Mirlan.
Foi ainda aprovado a indicação ao prefeito para a contratação do médico especializado em Gastroenterologia, e um urologista. Aprovada também a emissão do Decreto legislativo, concedendo o título de cidadão Xiquexiquense a Dr. João Rocha Filho, da Uneb. E a sessão foi encerrada.
Nossos comentários:
1 – A viatura policial foi assunto e reivindicação de toda a cidade. Prefeito, vereadores, CONSEG, MPC, a Maçonaria, o Rotary, o grupo de oposição, etc.. todos se empenharam. A vitória é portanto de todos.
2 – Lembramos-nos do covarde achaque pessoal feito à nossa pessoa, pelo vereador Joaquim Lopes Rabelo, a pretexto de defender o poder Legislativo Municipal, supostamente atacado por este blogueiro. No fundo queria apenas nos intimidar, sem sucesso.
3 – O vereador Esermilson continua equivocado. O que temos deletado, e vamos continuar deletando, são postagens anônimas, sem sentido, de cunho pessoal, com o fito único de atingir pessoas e tumultuar as discussões sobre assuntos sérios. Se o vereador nos mandar matérias de seu interesse, de sua responsabilidade, que não seja apenas sua propaganda, esteja certo de que publicaremos ainda que esteja em desacordo com a nossa visão. O BZ é democrático, e o senhor pode mesmo verificar isso.
(4) – Novamente o vereador está equivocado, pois foi mencionado o projeto vereador Gazeteiro.

0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!