Pesquisar no blog!




Debandada de prefeitos preocupa coligações

9/08/2010

Representantes essenciais no processo de mobilização dos eleitores, principalmente no interior, prefeitos têm rejeitado a orientação de seus partidos para apoiar nestas eleições candidatos de outras siglas partidárias. Em muitos casos, a preferência dos administradores municipais tem se manifestado ao candidato da situação, o governador Jaques Wagner (PT), que concorre à reeleição.

A menos de um mês das eleições, é grande o número de prefeitos do DEM, do PSDB e do PMDB que anunciaram apoio ao candidato petista.
Dependência de recursos, imagem fraca dos partidos de origem e resultados de pesquisas eleitorais são apontados como justificativas para a debandada.  
Somente nos últimos dias a coligação “Pra Bahia seguir em frente”, liderada pelo postulante à reeleição, Jaques Wagner, contabilizou o apoio de mais seis prefeitos – dois do PSDB, três do PMDB e um do DEM. Além de declararem adesão a campanha do gestor petista, eles também anunciaram apoio à candidatura de Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB) ao Senado.
São eles: o prefeito Reginaldo Prado (PMDB), de Candiba; Everaldo Caldas (PMDB), de Elísio Medrado; Antonio Carlos de Abreu (PMDB), de Jacaraci; Eduardo Vasconcelos (PSDB), de Brumado; e Manoel Rubens (PSDB), de Palmas do Monte Alto.

A integração à campanha do PT teria sido anunciada em eventos realizados em Guanambi e Jacaraci e ainda durante uma reunião política que contou com a participação de representantes – entre prefeitos, ex-prefeitos e vereadores de 16 municípios da região sudoeste.

“Estou com o time de Wagner de cima abaixo, e precisamos eleger Pinheiro e Lídice para que possam garantir governabilidade a Dilma na Presidência”, chegou a afirmar o prefeito tucano Eduardo Vasconcelos, de Brumado. O prefeito de Candiba, Reginaldo Prado (PMDB), justificou o tratamento “com respeito e atenção” como razão de sua mudança. Representantes do DEM - partido historicamente adversário ao PT - também entraram no arco de apoios ao líder petista. “Eu já estava do lado de Wagner antes mesmo desse embalo dele nas pesquisas. O DEM não pode falar nada, pois eles nunca me chamaram para conversar e Wagner já em seu primeiro ano de governo apoiou a prefeitura na dificuldade”, disse o prefeito de Boa Nova, Toinho de Dilma.

Além do democrata, o prefeito Jesulino Porto, do PRP de Maiquinique, também manifestou apoio ao governador, durante uma carreata realizada em Potiraguá, no sudoeste da Bahia.

Tribuna da Bahia 

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!