O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXIV da UNEB, em Xique-Xique, iniciou nessa quarta-feira, dia 22 de setembro, na unidade, a sexta edição do evento Nas Margens das Letras. A iniciativa continua com atividades até o dia 24.
“É um orgulho ver o trabalho sociocultural que nossos professores, estudantes e funcionários vêm desempenhando aqui em Xique-Xique. Precisamos valorizar cada vez mais a história dos municípios onde a universidade está inserida, ajudando a perpetuar as tradições sertanejas”, avaliou a vice-reitora Amélia Maraux, que representou o reitor Lourisvaldo Valentim no evento.
A ação, que nessa edição traz o tema Sertões em correnteza: espaços e imaginários, homenageia o escritor baiano Carlos Barbosa, autor dos romances A Dama do Velho Chico (2002) e Beira de Rio, Correnteza (2010), ambos ambientados no sertão sãofranciscano.
A homenagem foi concedida na noite do dia 22, após Carlos Barbosa ministrar uma conferência sobre a produção literária sertaneja.
Estudantes do curso de Letras do departamento fizeram uma apresentação teatral com trechos dos livros do escritor e o presentearam com uma placa alusiva ao trabalho literário sobre o sertão (foto home).
“Cumprimento a UNEB por esse olhar positivo e criterioso ao valorizar o trabalho dos novos escritores baianos. Eu me sinto honrado e feliz com essa homenagem e acredito que a correnteza começa a seguir seu curso, já que o professor formado aqui na universidade deve levar o romance para a sala de aula”, agradeceu Carlos.
De acordo com a pró-reitora de Extensão (Proex), Adriana Marmori, esse tipo de evento é uma oportunidade para que a academia resgate a cultura sertaneja.
“Estamos trazendo à tona a memória do que é o Brasil, já que o sertão normalmente é esquecido e não é levado para dentro da sala de aula”, ressaltou a pró-reitora.
Narrativas sertanejas
O Nas Margens das Letras está reunindo professores, escritores, estudantes e a população local para refletir sobre a diversidade de narrativas e representações culturais dos sertões brasileiros.
A programação do evento conta ainda com a realização de minicursos, mesas-redondas, lançamento de livros e momentos culturais, durante os dias 23 e 24.
Segundo João Rocha, diretor do DCHT, a ação tem o objetivo de trabalhar os aspectos sociais e culturais da região, socializando as pesquisas produzidas dentro da UNEB.
“Queremos discutir o sertão e mostrar o que nós estamos lecionando em sala de aula para retratar os espaços imaginários que não são apresentados pela grande mídia”, pontuou o diretor.
Para o discente do oitavo semestre do curso de Letras Joseilton Bonfim, que apresentou no evento a pesquisa Entre vapores e amores: paixão, desejo e morte na obra A Dama do Velho Chico, estudar a temática sertaneja é fundamental para a memória cultural do sertão.
“Os elementos observados durante o trabalho caracterizam a realidade da população de Xique-Xique. Isso provocou meu interesse em estudar e registrar uma literatura que já faz parte da história sãofranciscana”, afirmou Joseilton.
O evento contou também com a visita da unidade móvel do Museu de Ciência e Tecnologia (MC&T) da UNEB que leva a estudantes do ensino fundamental, médio e superior experimentos e conhecimentos sobre teorias das ciências naturais. O ônibus do MC&T, também chamado de Ciência Móvel ou Museu Itinerante, foi visitado por cerca de 400 discentes da Escola Municipal Senhor do Bonfim e do Instituto Educacional Revolução.
Também prestigiaram o evento a professora Dayse Lago, que representou o pró-reitor de Graduação (Prograd), José Bites; a assessora de projetos Ana Paula Massarenti, que representou o diretor da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), Djalma Fiuza; e os docentes do DCHT Paulo Esteves e Ilmara Valois, membros da comissão organizadora.
Nas Margens das Letras tem apoio da Proex e da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes) da universidade, além da Prefeitura Municipal de Xique-Xique.
Fonte: www.uneb.br
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!