Ausente apenas o vereador Esermilson Rocha, que mandou avisar estar enfermo e com suspeita de tifo.
Lida e aprovada a ata da reunião anter
Vereador Nino Meira relatou a viagem feita a Brasília, em companhia dos vereadores Mirlan de Oliveira e Joaquim Lopes Rabelo, e o prefeito Reinaldo Braga Filho. Foram recebidos pelo ministro Mário Negromonte, das Cidades, e pelo presidente interino da CODEVASF, Clementino Coelho. Discutiram as muitas obras federais no município que se encontram paradas ou com problema e o problema do esgotamento sanitário, obra da EGC que danificou parte do calçamento da cidade, e deixou a obra inacabada. A CODEVASF garantiu que vai fazer um convênio com PMXX para repassar recursos no sentido necessários à recuperação do calçamento, num prazo de 30 dias. Com relação à retomada da obra do esgotamento sanitário, adiantou que o assunto exige uma nova licitação e que isso toma tempo, provavelmente um ano.
O vereador Padeirinho aplaudiu a iniciativa, mas observou que demorou muito, e cobrou que esses compromissos com CODEVASF deveriam ter sido lavrados por escrito, para representar um compromisso mais efetivo.
O vereador Mirlan de Oliveira também falou das vantagens da viagem, e deu detalhes técnicos do projeto do esgotamento sanitário que deverão se modificados e isso toma tempo. Disse ainda que sentiu que a CODEVASF está empenhada em resolver as pendências com Xiquexique, vez que seu atual presidente é uma pessoa nascida em Petrolina e que tem o maior respeito pelos municípios do vale do São Francisco.
A vereadora Marizete parabenizou o prefeito e os vereadores que integraram a comitiva, e pediu que todos se empenhem na solução dos assuntos pendentes e que esqueçam a “política suja”, em benefício do povo.
O vereador Padeirinho observou que viu várias vezes o vereador Mirlan falar mal da CODEVASF, onde agora foi bem recebido. Também protestou contra a concessão de tempo adicional para a leitura do Material do Expediente, pois as sessões têm invariavelmente começada com atrasos.
O presidente da Câmara observou e repreendeu o vereador Padeirinho, que na Câmara “quem decide sou eu”, que vereador deixasse de picuinhas e recomendou que o vereador Padeirinho se portasse de outra maneira. Teceu comentários elogiosos ao atual presidente da CODEVASF, “um barranqueiro” e que sente também que agora os problemas serão resolvidos. Falou sobre detalhes técnicos e sugestões para o lançamento dos dejetos tratados do esgoto. Acrescentou ainda que o ministro Negromonte elogiou a atuação da Câmara de vereadores de Xiquexique, que terá suas contas aprovadas sem nenhum problema.
E entra-se na Ordem do Dia. O vereador Padeirinho levantou a questão da ANA-Agência Nacional das Águas, que está cobrando 98 mil reais do SAAE, divididos em 12 parcelas mensais de 8 mil reais, e perguntou porque a comitiva não tentou negociar com a Agência, para evitar essa cobrança. O vereador Joaquim Lopes Rabelo informou que isso já é um assunto definido e que não valeria à pena insistir no ponto.
Em discussão o requerimento do vereador Padeirinho, sobre a doação da PMXX ao Estado, da área destinada à Ecola Agrotécina, como condição para que o governo estadual pudesse fazer investimentos. Numa questão de ordem, o vereador Mirlan observa que o requerimento não deixa claro a destinação que o governo do estado daria àquela área. O vereador Eliecy garantiu que o prefeito doaria com prazer, mas que o governo do estado deveria ter se manifestado por escrito, que a doação seria efetivada imediatamente. O vereador Padeirinho observou que era apenas um requerimento ao prefeito , e que isso seria importante para que se possa cobrar ao governador que conclua as obras da Escola Agrotécnica. O vereador Mirlan sugeriu que o requerimento fosse feito em conjunto, e que para isso seria desejável que o vereador Padeirinho retirasse de pauta o requerimento o que foi prontamente feito.
Outro requerimento solicitando ao prefeito Reinaldo Braga Filho que envie à Câmara cópia de todos os convênios firmados pela PMXX. Pela lei 05/2009, que determina que todos os convênios firmados pela PMXX. Falou sobre os 14 funcionários trabalham em outro Órgão e que isso não teria sido objeto de convênio. É o simples cumprimento da Lei, concluiu o vereador. O vereador Mirlan afirmou que prefeito é sensível preocupado com a transparência, que “o governo aplica os recursos certos na hora certa”, e por isso não haverá problemas em cumprir essa determinação legal. O vereador Eliecy parabenizou o vereador Padeirinho, e que “conivente” com as palavras do vereador Mirlan, reafirmou que o prefeito é uma pessoa que “gosta de fazer coisas sérias”... “é um jovem que Xiquexique deveria ter para sempre” , etc..., e que isso é a razão da alta aprovação popular do prefeito. O vereador Padeirinho observou que “se há transparência, porque (o prefeito) não cumpre a lei?”. Em relação à aprovação do prefeito, que concordava que representa um grande crescimento, vez que 6 anos atrás, numa pesquisa para vice-prefeito de Eser Rocha, ficou em segundo lugar na preferência popular, perdendo exatamente para o vereador Padeirinho. O vereador Eliecy, disse que não conhecia a pesquisa e que o vereador Padeirinho deveria mostrar a tal pesquisa. O vereador Nino Meira observou que os elogios ao prefeito são feitos por ministros e em todo “território nacional”. O vereador Padeirinho questionou o porque do prefeito não está repassando integralmente os recursos destinados a Câmara? O vereador Mirlan duvidou que no Fórum local tivesse 15 funcionários da PMXX e que ia levantar junto ao prefeito e ao juiz. O vereador Tantão observou que todos já sabem da denúncia feita sobre a justiça em Xiquexique, reafirmou que existem os funcionários da PMXX trabalhando no Fórum e que o objetivo era que os convênios fossem feitos, e que nenhum empregado seja demitido. E o requerimento foi aprovado.
O vereador Joaquim Lopes Rabelo elogiou a “maturidade da casa” ao aprovar o requerimento. Voltou ao assunto dos funcionários da PMXX lotados no Fórum local, e “recomendou” que o vereador Padeirinho também denunciasse os erros do Juiz. Acrescentou que baseado no pronunciamento do vereador Tantão vai oficiar ao Juiz pedindo esclarecimentos sobre esses assuntos, e encerrou a sessão sem deixar o vereador Tantão dar outras explicações.
NOSSOS COMENTÁRIOS
1 – Desejamos o pleno restabelecimento ao vereador Esermilson, mas como disse o vereador Padeirnho, que a disseminação dessa doença, está diretamente ligada à má qualidade da água.
2 – Ao que tudo indica, a viagem do prefeito e vereadores à Brasília, foi bastante proveitosa com relação ao calçamento (obtenção de recursos da CODEVASF) e esclarecimentos sobre a eliminação da EGC, o processo que a CODEVASF está movendo contra a empresa, e novos prazos para a retomada da obra. Parece também que o vereador Mirlan mudou sua posição de crítica à CODEVASF.
3 – Não entendemos o pronunciamento da vereadora Marizete, conclamando que se pensasse no povo e não na “política suja”. Não conseguimos ligar a viagem à Brasília e a intervenção da vereadora. Talvez ela devesse se expressar de modo mais explícito.
4 – O vereador Padeirinho manifestou democraticamente sua desaprovação a qualquer tentativa de postergação do tempo da Sessão, proposta pelo vereador Mirlan, vez que a sessão sempre começa atrasada. Não podemos portanto concordar com a descabida e grosseira repreensão feita pelo presidente da Câmara, ao vereador Padeirinho. Demonstrou pouco trato com a democracia, e uma forte tendência ao autoritarismo, ao dizer que “quem manda aqui sou eu”... e outras expressões do gênero. Nenhuma novidade nesse particular.
5 – A discussão do requerimento (que foi reirado de pauta) do vereador Padeirinho sobre a doação ao Estado, do terreno da indigitada Escola Agrotécina, hoje pertencente à PMXX, gerou vários panoramas paralelos, sendo o mais importante o da transparência da atual administração, que consideramos falaciosa, ou pelo menos discutível, enquanto as contas da PMXX não estiverem na INTERNET, à disposição de qualquer cidadão, a resistência do prefeito em realizar concursos públicos, etc...
6 – O requerimento de Padeirinho sobre os convênios firmados pela PMXX é outra demonstração que a tão elogiada transparência da administração municipal, não passa de palavrório demagógico. O prefeito simplesmente não cumpre a Lei que o obriga a esse procedimento, e quando resolve fazê-lo, é elogiado pelos seus adeptos. Sem essa, senhores vereadores, menos!
7 – O pronunciamento do vereador Eliecy, mostra que ele é adepto da permanência indefinida do atual prefeito no poder. A democracia exige a alternância no poder, quer o vereador Eliecy queira ou não. O conceito de perpetuidade é característica de governos autoritários de direita (Hitler, Mubarak, Kadafi) ou de esquerda (Stalin, Mao, Fidel Castro, etc..). Não de raro, vereador Eliecy, a continuidade no poder desagua em enormes escândalos de corrupção, apropriação indébita do dinheiro público e enrriquecimento ilícito desses governante e seus sequazes. Veja por exemplo o que está acontecendo agora no Egito, Tunísia, Iemem, Síria, Líbia, etc...O povo é quem perde. VADE RETRO!
8 – Por último quremos registrar uma vez mais, que a Sessão começou às 10:24 horas, com 1 hora e 24 minutos de atraso e durou exatamente 59 minutos. É uma arcaica, inadequada e inexplicável demonstração de poder, uma falta de educação e de consideração com o público e com os vereadores que obedecem ao horário previsto, que é às 9:00 horas, com 10 minutos de tolerância.
10 comentários:
o maduro Quinquinha é um grosso. Não manda nem na casa dele que dirá na Câmara de Xique-Xique.
21/5/11 12:51Elecy já ganhou o premio de maior puxa-saco do ano. Dá pena a cafonice desse vereador.
Esermilson, tadinho, pegou Tifo. Tifo deu em Esermilson por causa da PRAGA que assola Xique-Xique.
O horário da Câmara é para coincidir a hora de se tomar uma pra abrir o apetite.
veja como a professora amanda gurgel calou os deputados do rio grande do norte,professora porreta essa!!!
21/5/11 23:47Professora Amanda Gurgel fala sobre situação crítica da Educação e vira heroína nas redes sociais
Publicada em 18 de Maio de 2011 às 23h33 Versão para impressão
Atualizada em 19/05/2011 às 14h48
A professora do Rio Grande do Norte Amanda Gurgel virou heroína da causa da classe, por melhores salários, nas redes sociais. Um vídeo no qual ela silencia os deputados do RN em audiência pública quando fala sobre a situação crítica da educação já tem mais de 54 mil visualizações no You Tube. Desde o começo da tarde desta quarta-feira (18) o nome "Amanda Gurgel" já está na lista brasileira dos Trending Topics, no Twitter.
» Siga-nos no Twitter
» Siga no Orkut
Em seu depoimento, Amanda Gurgel acaba fazendo um resumo preciso sobre o quadro da educação no Brasil apresentando seu contracheque de R$ 930 reais. "Como as pessoas até agora, inclusive a secretária Bethania Ramalho, apresentaram números, e números são irrefutáveis, eu também vou fazê-lo. Apresento um número de três algarismos apenas, que é o do meu salário, de R$ 930".
A professora continua seu discurso dizendo que "os deputados deveriam estar todos constrangidos com a educação no estado do Rio Grande do Norte e no Brasil. Não aguentamos mais a fala de vocês pedindo para ter calma. Entra governo, sai governo, e nada muda. Precisamos que algo seja feito pelo estado e pelo Brasil. O que nós queremos agora é objetividade".
http://www.muraldavila.com.br/noticias/professora-amanda-gurgel-fala-sobre-situacao-critica-da-educacao-e-vira-heroina-nas-redes-sociais-15672.html
Gal, pq vc e Zeca, não publicaram a cumida de rabo que o Juiz deu em Tantão e Geraldo.Foi pra o povo não saber?
22/5/11 10:17Quem devia pagar era Zeca que elaborou o documento e não teve coragem de assinar como é que Gal vai publicar um fato desse, tira Gal fora disso. Publica Zeca!
22/5/11 12:39Gal como seu jornal não é tendencioso como tb não é politico, gostaria de solicitar que você fizese uma matéria sobre esse caso do ministro paloci que ganhou 10 milhões de reais em apenas dois meses depois da eleição de Dilma isso é um absurdo Gal, com certeza daria uma boa matéria com muitos comentários. conto com você nessa Gal!
22/5/11 19:10Isso ai eles não publicam pode ter certeza que quando eles forem para a cadeia porque falam demais das pessoas sairá no blog de reinaldinho com a foto dos dois enjaulados ao vivo e em cores
22/5/11 21:20Um absurdo esse PT,Dilma vê campanha de difamação e quer contra-ataque". Dilma aprendeu com o chefe. Quando pipocou os escândalos dos atos secretos no Senado, Lula acusou a imprensa de "denuncismo", e declarou que Sarney "tem biografia" e não pode ser tratado como qualquer um. Em uma homenagem pública em São Luis, Lula chamou um repórter de "preconceituoso" por lhe perguntar se tinha ido ao Maranhão para agradecer à oligarquia Sarney pelos oito anos de apoio ao seu governo. Quando Hargreaves foi acusado de corrupção, Itamar o afastou da Casa Civil enquanto duraram as investigações. Provada a inocência, Hargreaves voltou à casa Civil. O secretário Eduardo Jorge foi acusado de desvio de verba pública e FHC também o afastou durante as apurações. No entanto, Lula blindou Zé Dirceu no escândalo do mensalão, blindou Dilma no Caso do dossiê dos cartões corporativos e novamente a blindou no caso da diretora da Receita Federal a quem pedira para parar com as investigações da família Sarney envolvida em diversos escândalos. Agora, a presidente presidenta quer blindar Pallocci. O PT cansou de pregar ética quando oposição e no poder tornou-se estuprador da ética.
23/5/11 05:06O PT é assim fazem o povo de palhaço já que as pessoas votam em seus candidatos por uma esmola "e dizem que não é compra de votos" o povo Brasileiro merece já que age como tal, com que moral tem para questionar o PT, que viva a corrupção, a bandalheira a falta de respeito, metas que o PT tem atingindo com louvor a cada dia.
23/5/11 09:14Seus maxixi: Esermilson não toma água torneiral e sim, água mineral.Vamos fazer política com responsabilidade seus maxixi.Se ele está com febre tifo não é da água de XX.
23/5/11 13:40então ele deve ter engolido um golinho de água qdo tomava banho, a não ser q seja como o prefeito toma banho e lava rooupa com agua mineral.
23/5/11 19:12Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!