Pesquisar no blog!




A corrupção está nas prefeituras

5/27/2011

Finalmente, parece que estão descobrindo que o grosso da corrupção que assola o nosso país encontra-se nos municípios. Melhor dizendo, nas prefeituras.

Depois dos governos militares, a população e a imprensa tiveram mais acesso às informações e começaram aparecer casos de desvio de dinheiro do povo. Veio o governo Sarney, cheio de crises. Fernando Collor veceu as eleições, dizendo-se o exterminador de marajás (servidores públicos que se enriquecem sem trabalhar). Dois anos após, foi cassado ao ser denunciado pelo próprio irmão. Seguiu o escândalo dos anões do orçamento. Temos ainda FHC, com a crise das privatizações e da aprovação da reeleição. Lula assume e mais uma denúncia de corrupção, agora chamada de mensalão.


O que tem em comum em todos esses casos, é que se passaram na esfera federal. O governo federal passou a ser bastante fiscalizado e, por isso, os casos de corrupção passaram a ser conhecidos e noticiados. Com os estados, esse fenômeno se repetiu. Bastamos ver os casos de Celso Pitta em São Paulo e do casal Garotinho no Rio de Janeiro.


Mas, até a criação da CGU (Controladoria-geral da União), as prefeituras estavam imunes ao controle do dinheiro público. E olha que são mais de 5.500 cidades. Estavam imunes porque simplesmente não existe controle interno e nem o das Câmaras de vereadores. Já os Tribunais de contas dos Municípios estão muito mais preocupados com formalidades, comprovação de gastos através de Notas fiscais, do que com o efetivo destino do dinheiro do povo, fiscalizando em concreto esses gastos.


Porém, a CGU está mudando essa realidade, pois as cidades sorteadas estão tendo suas despesas analisadas concretamente. Os fiscais federais vão até os municípios, investigam notas fiscais, mas também fazem inspeções nos lugares em que se diz ter investido o dinheiro federal. Descobrem merenda escolar de péssima qualidade, remédios superfaturados e próximos do vencimento, enfim, desvio do dinheiro do povo. Raras são as prefeituras que conseguem compravar que estavam sendo honestas.


No final de contas, a certeza que fica é que é impossível impedir o acontecimento de casos de corrupção. Mas eles vão diminuíndo na proporção em que seus responsáveis são descobertos e punidos. Então, é preciso que exista o máximo de transparência da movimentação do dinheiro da população, para que os corruptos fiquem com mais receio de se apropriar desse dinheiro, porque o povo também terá condições de fiscalizar.
 
O Xiquexiquense

3 comentários:

Honesto disse...

Se o objetivo é atacar a prefeitura tiram o calvalinho da chuva.
Xique-Xique é a única prefeitura do Brasil totalmente correta.
O prefeito é 100% honesto e seus seguidores agem da mesma forma.

27/5/11 12:39
Anônimo disse...

Vosceis estão doidos, pra ver a nossa prefeitura nos meio dos noticiários ruins. Mas este prazer não vão ter.

27/5/11 18:31
Anônimo disse...

A Carapuça caiu direitinho hein? preste atenção nas contas, até agora entraram cerca de 36 milhões no cofres da PMXX, agora diga pra onde foram? o cabide ou foram investidos em projetos para alavancar o comércio (em geral) enfim o desenvolvimento da nossa Xiquexique.

3/6/11 23:57

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!